terça-feira, 4 de julho de 2017

Maceió sedia seminário internacional sobre Educação Infantil


Solenidade de abertura do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil. 
Foto: Amanda Bezerra (Ascom/Semed)

Teve início nessa segunda-feira (03), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil. O evento internacional, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), surgiu da necessidade de reflexão e discussão sobre múltiplos aspectos relacionados à educação das crianças nos diversos contextos e cotidianos.
Na solenidade de abertura, a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Semed, Sílvia Cardeal, destacou a importância da parceria entre o Município e a Universidade para a construção de uma educação de qualidade. “É uma meta permanente da nossa Secretaria construir o conhecimento em todos os âmbitos. E nossos parceiros, inclusive a Ufal, têm sido fundamentais nessa caminhada. Um evento como esse é de grande importância para a formação e aperfeiçoamento de nossos profissionais da educação infantil”, afirmou.
Solenidade de abertura do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.
Foto: Amanda Bezerra (Ascom/Semed)
“É muito importante discutir os direitos da criança, que é o tema de uma das mesas do Seminário, na atual conjuntura política e econômica vivenciada pelo País. É em encontros como esse que fazemos a resistência, discutindo no presente o direito e a educação daqueles que são nosso futuro”, disse a reitora da Ufal, Valéria Correia.
O seminário é um fórum científico e pedagógico de discussão em torno da Educação de Infância/Educação Infantil, que objetiva contribuir para o fortalecimento da interlocução entre os mundos acadêmico e profissional, e da vertente da interação com a sociedade. O evento segue até quarta-feira (05) com a realização de mesas de discussão, mini cursos, sessões de apresentação oral e lançamentos de livros.
Práticas da educação municipal
“Políticas, currículo e avaliação na Educação Infantil” foi tema de uma das mesas de discussão, realizada nesta terça (04), que contou com a participação de Angelina Araújo, coordenadora de Educação Infantil da Semed, Maria de Lourdes Carvalho, representando a Universidade do Minho de Portugal, e Telma Vitória, representante da Ufal, coordenadas pela professora da Ufal, Elza Maria da Silva.
Mesa de discussão do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Em sua fala, Angelina Araújo apresentou um resumo das Orientações Curriculares para a Educação Infantil e fez um relato cronológico do desenvolvimento da educação infantil no município de Maceió. “Avançamos muito ao longo dos anos e as parcerias firmadas têm sido fundamentais para tal. Por isso agradeço à Ufal, ao Instituto C&A, à Plataforma de Centros Urbanos, ao Pnud e principalmente ao nossos professores e gestores”, ressaltou a coordenadora.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: