quarta-feira, 12 de julho de 2017

Cmei Luiz Calheiros recebe ações do projeto Escola Alerta


Cmei Luiz Calheiros recebe ações do Escola Alerta.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Ações de promoção à saúde, educação ambiental e sustentabilidade são as três prioridades do Projeto Escola Alerta, que  em seu terceiro ano de trabalho nas escolas da Rede Municipal de Educação, está expandindo suas práticas para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O pioneiro nesta modalidade foi o Cmei Luiz Calheiros Júnior, que recebeu o programa nesta quarta-feira (12).
Mais de 170 crianças, de 3 a 5 anos de idade, participaram das atividades do projeto, que foram adaptadas para atender aos pequeninos de forma mais lúdica, atendendo ao eixo “Interações e Brincadeiras” das Orientações Curriculares de Educação Infantil, sem perder o foco na mensagem de prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, outros insetos e verminoses.
A professora do Cmei, Adriana Leite, falou sobre a importância de trabalhar a prevenção desde cedo com as crianças. “Essas ações já contribuem para a construção da cidadania e para que estas crianças se tornem protagonistas na prevenção à saúde dentro da família, pois tudo que elas aprenderem aqui vão levar para casa e acabam conscientizando seus pais da importância de não deixar o mosquito nascer”, ressaltou.
Cmei Luiz Calheiros recebe ações do Escola Alerta.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Uma semana antes da ação na escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a formação com os funcionários da unidade de ensino para apresentar o projeto e propor que eles façam um plano de ação que será desenvolvido ao longo do ano em conjunto com as outras atividades da escola.
“No projeto contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, onde são os agentes de saúde e de endemias que vêm a escola fazem oficinas sobre as características do sintomas, a prevenção, os tipos de tratamento. Além do pessoal do Centro de Controle de Zoonoses que trazem uma caixa entomológica e mostram os insetos e os tipos de doenças que eles podem transmitir”, destacou Virgínia Miller, técnica do Setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed.
Cmei Luiz Calheiros recebe ações do Escola Alerta.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Outros parceiros do projeto são o Ministério da Saúde, que trabalha no combate às verminoses com os alunos, falando sobre os hábitos de higiene do corpo e dos alimentos, e a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), que trabalha a questão do descarte correto do lixo.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: