terça-feira, 20 de julho de 2010

Conferencistas norteamericanos visitam escola municipal


Foto : Mauro Fabiani

Conferencistas americanos especializados em educação infantil visitaram na tarde desta segunda feira, 19, a escola Luiz Calheiros Júnior, no bairro do Pinheiro. A unidade atende 180 crianças de 3 a 5 anos de idade. De acordo com os especialistas, a visita tem como o objetivo conhecer o funcionamento da rede pública de ensino desta modalidade no país. Eles vieram ao Brasil para participar do I Congresso Internacional de Educação Infantil, que ocorreu no inicio do mês, no Centro de Convenções.

Os americanos, Stephen Waechter, presidente da Organização Não Governamental “Companheiros das Américas”, com sede nos Estados Unidos e Francis Wardle, PHD em educação infantil. Eles foram acompanhados pelas coordenadoras de ensino da Secretaria Estadual de Educação e Esporte(SEE), Sônia Morais e Rita Maria Vasconcelos que auxiliaram na comunicação com os estrangeiros.

Durante a visita, eles procuraram saber como era a rotina das crianças. Entraram nas salas, perguntaram quantas horas as crianças passavam na escola, conheceram a brinquedoteca e observaram o momento da recreação. Os americanos indagaram ainda quanto aos espaços destinados para o recreio. A coordenadora da escola, Maria Genusa explicou que os professores desenvolvem atividades de recreação dirigidas em três ambientes diferentes: a brinquedoteca, o pátio e a sala de vídeo.


Rita Maria Vasconcelos, Técnica da 1ª Coordenadoria de Ensino do Estado, informou que a ONG está no Brasil há 5 anos e que suas ações são desenvolvidas no estado de Minas Gerais. Ela disse ainda, que a organização está desenvolvendo projetos para a educação e que tem planos para Alagoas. “Eles pretendem formar uma organização no nosso Estado que possa contribuir com o desenvolvimento da educação em todos os níveis, mas o foco principal é a educação infantil” destaca.

Na ocasião Francis Wardle, que proferiu palestra sobre novas pesquisas sobre o cérebro para ensinar as crianças, salientou que não há modelos de ensino voltados para a educação infantil. Ele defendeu que crianças diferentes precisam de modelos de ensino diferentes. Indagado sobre qual a impressão que teve da escola, ele respondeu que observou que a escola tem como foco central a educação de crianças. Desde a chegada ao Brasil os educadores vêm dando palestras sobre educação.

Nenhum comentário: