quinta-feira, 8 de julho de 2010

Projeto Justiça e Cidadania promove Oficina de Poesia em escola

Fotos: Mauro Fabiani



Um convite a poesia e a leitura, um momento cultural. De forma lúdica e interativa, alunos da escola municipal Audival Amélio, situado no Sítio São Jorge, conhecem o mundo fantástico dos livros. A ação é do projeto Justiça e Cidadania na Escola, realizado por meio do convênio da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que promove até a próxima sexta-feira (9) a Oficina de Poesia, nessa escola.





A diretora da Escola, Laurinete da Silva Santos, disse que a proposta da oficina é, além de trabalhar literatura infantil com professores e alunos, estimular o gosto pela leitura visando melhorar o desempenho em sala de aula. A oficina está sendo realizada nos dois horários e conta com a participação de alunos e professores.




A poetisa e mestranda em Educação, Helen Queiroz, é a instrutora da oficina. Ela desenvolve o trabalho voltado para poesias e formação dos docentes. “Os educadores recebem informações teóricas sobre a história da literatura infantil brasileira e estratégia de como trabalhar poemas com crianças”, diz. Com as crianças, a didática é outra, segundo a educadora. São feitas várias estratégias como ler histórias, fazer rodas de leituras de poesia e atividades de escrita de poemas.





Durante a oficina, as crianças ouviram poemas, escolheram histórias, copiaram e ilustraram em um cartão do seu jeito o conto escolhido. “O tatame virou palco, um palco para falar de poesia”, diz a educadora Helen Queiroz ao convidar as crianças para brincar de poesias. A poetisa explica que tudo é feito coletivamente, “Os alunos ajudam a guardar as colas, as tesouras, os livros”. Ela enfatiza que trabalhar com poesias exige organização e concentração.





Helen salienta que alunos de escola pública dificilmente têm livro em casa o que dificulta o despertar para o hábito da leitura. Para ela, a oficina de poesia traduz uma forma de incentivar e despertar o interesse pelos livros. “A oficina de poesia desperta nas crianças o interesse pela leitura, onde tudo é trabalhado de forma lúdica. A intenção é formar futuros leitores”, conclui ela.

Nenhum comentário: