segunda-feira, 12 de julho de 2010

Semed articula formação para lidar com adolescentes infratores


Foto Mauro Fabiani


Garantir a formação aos profissionais que lidam com as crianças e adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas nas escolas da rede municipal. Foi o compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em recente reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência (Semas) e a promotora da Vara da Infância e da Juventude, Alessandra Buerlen.

No encontro o secretário Thomaz Beltrão ouviu o relato sobre os principais desafios e os avanços obtidos pela Semed. A secretaria realizou um levantamento sobre como tem sido a acolhida das crianças e adolescentes encaminhados pela Justiça. Os números indicam que a maioria apresenta dificuldades em permanecer em sala de aula, mas também mostrou que há aqueles que se adaptam ao convívio escolar.

Diante desta realidade a proposta é que Semed possa ampliar a formação de professores, diretores e técnicos. O objetivo é que a comunidade escolar possa compreender a necessidade de receber este público garantindo os mesmos direitos dos demais estudantes.

Todos os segmentos envolvidos com a situação concordam que é possível melhorar o atendimento, bem como o acompanhamento destes estudantes. Para a promotora Alessandra Buerlen a escola tem que ser um ambiente de acolhida, mas também um espaço de reinserção social. Ele destacou ainda que a convivência na escola deve acontecer sem nenhum preconceito.

Atualmente a Semed abriga, em suas unidades espalhadas na capital, 28 adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. Todos tiveram sua matrícula garantida conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Durante a reunião foi a aprovada a proposta de que o convênio existente entre a Semas e a Semed seja extensivo para os que também cumprem penas alternativas.

O acompanhamento escolar é feito por profissionais da Semas e da Semed. Aos professores cabe a responsabilidade de encaminhar informações sobre o desempenho dos estudantes. No próximo dia 19 deste mês os segmentos voltam a se reunir.

A Semed estuda a possibilidade de incluir os estudantes em programas do Governo Federal. Um deles é o Projovem Urbano, que além de garantir a formação escolar também possibilita uma formação profissional.

Nenhum comentário: