terça-feira, 13 de julho de 2010

Professores da rede aprendem a reaproveitar papel

Fotos Mauro Fabiani

O reaproveitamento de papel pode se tornar uma realidade nas escolas da Rede Municipal. É o que pretende a Coordenação de Educação Ambiental (Creamb). Na manhã desta terça-feira professores, técnicos e servidores participaram de uma oficina na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ministrada por técnicos da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).



Segundo a articuladora da atividade, a coordenadora do Creamb, Rosilene Santana Barros, a proposta é que todos os participantes possam aplicar os conhecimentos em seu ambiente de trabalho. Neste segundo semestre a coordenação dará início a orientação para a Semed adote a coleta seletiva dos resíduos."Queremos que todos assimilem a proposta e sejam vetores para a propagação em sala de aula, no caso dos professores", enfatizou Rosilene.




Ela explicou ainda que a oficina integra o planejamento realizado pelo Creamb que elegeu o mês de julho, como o da biodiversidade. Por esta razão foi incluída entre as atividades o reaproveitamento do papel, que é originado da extração de árvores.

"Estamos sensibilizando os profissionais quanto a importância de se utilizar cada vez menos o papel. Em nossas atividades, por exemplo, lançamos mão da distribuição do material didático utilizando e-mails e pendrives", completou Rosilene.

Aliada a esta proposta os educadores e servidores conheceram técnicas de como transformar o papel em artigos que possam ser reutilizados. Com o apoio de profissionais da Slum do setor de Educação Ambiental eles produziram blocos para anotações, agendas, cestas e impressos descartáveis.

As orientações para a produção foram dadas pela instrutora Cícera Cirilo da Slum. De forma objetiva e clara ela explicou a importância da criação de novos produtos para que o que seria lixo ganhe uma nova funcionalidade. "É uma atividade simples e com pouca teoria. O objetivo é que eles possam aprender fazendo", definiu Cícera.

Nenhum comentário: