Foto Marcos Rodrigues
Começou o trabalho de reestruturação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nos últimos dois dias técnicos, professores e diretores das unidades, conheceram as estratégias de trabalho que definirão os rumos para a rede nos próximos anos. Entre os planos estão: o remanejamento de pessoal, mudança no organograma, montagem da rede digital, construção de escolas e reforço na qualificação dos servidores docentes e administrativos.
A articulação para o planejamento das novas condições só foi possível, depois de um levantamento minucioso sobre a situação real da secretaria. O trabalho foi realizado por especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Depois de conhecer toda a rede eles elencaram pontos positivos e os que precisam ser reforçados para que a Semed amplie seu atendimento social com qualidade.
A referência para a nova etapa se baseia no que consta no Plano de Ações Articuladas (PAR). É nele que estão contidas as necessidades financeiras e os setores que necessitam de investimento. Suas dimensões se baseiam na: Gestão Educacional; Formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar; Práticas pedagógicas e Avaliação e, por último, a Infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Segundo a chefe de gabinete, Josefa da Conceição, o momento é de reflexão, mas principalmente de envolvimento com o futuro das ações institucionais. Foi ela quem apresentou como os profissionais devem se envolver no processo de reconstrução da Semed.
"O principal é que atuaremos dentro das dimensões previstas no PAR. A partir dessa realidade os trabalhadores irão interagir por meio de equipes de trabalho e devem elencar as questões consideradas de extrema prioridade. Em quatro meses teremos um esboço do que foi elaborado", explicou Josefa.
O acompanhamento de todo o trabalho ficará com o secretário Thomaz Beltrão. Durante a apresentação do plano aos servidores, ele destacou a importância de todos para o processo e enfatizou o apoio que tem recebido do prefeito Cícero Almeida e sua equipe. "Somente assim tem sido possível planejar e executar ações que irão garantir nosso crescimento sem perder o foco na qualidade de ensino", concluiu Thomaz.
Repercussão :
Portal da Cidade de Maceió
A articulação para o planejamento das novas condições só foi possível, depois de um levantamento minucioso sobre a situação real da secretaria. O trabalho foi realizado por especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Depois de conhecer toda a rede eles elencaram pontos positivos e os que precisam ser reforçados para que a Semed amplie seu atendimento social com qualidade.
A referência para a nova etapa se baseia no que consta no Plano de Ações Articuladas (PAR). É nele que estão contidas as necessidades financeiras e os setores que necessitam de investimento. Suas dimensões se baseiam na: Gestão Educacional; Formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar; Práticas pedagógicas e Avaliação e, por último, a Infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Segundo a chefe de gabinete, Josefa da Conceição, o momento é de reflexão, mas principalmente de envolvimento com o futuro das ações institucionais. Foi ela quem apresentou como os profissionais devem se envolver no processo de reconstrução da Semed.
"O principal é que atuaremos dentro das dimensões previstas no PAR. A partir dessa realidade os trabalhadores irão interagir por meio de equipes de trabalho e devem elencar as questões consideradas de extrema prioridade. Em quatro meses teremos um esboço do que foi elaborado", explicou Josefa.
O acompanhamento de todo o trabalho ficará com o secretário Thomaz Beltrão. Durante a apresentação do plano aos servidores, ele destacou a importância de todos para o processo e enfatizou o apoio que tem recebido do prefeito Cícero Almeida e sua equipe. "Somente assim tem sido possível planejar e executar ações que irão garantir nosso crescimento sem perder o foco na qualidade de ensino", concluiu Thomaz.
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