terça-feira, 13 de julho de 2010

Semed participa da reativação do Fórum de Educação Infantil

Foto: Mauro Fabiani

Com o propósito de reativar o Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil, representantes de várias instituições e movimentos engajados com educação estiveram reunidos, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e do Esporte(SEE), na tarde da última terça-feira(13). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é uma das entidades envolvidas na reativação por ter a maior rede de ensino. A presidente do Conselho Municipal de Educação, (Comed) Edna Lopes, que funciona na sede da secretaria, destacou sua importância.

“Queremos retomar o seu funcionamento, visto que há uma necessidade de interlocução com o Ministério da Educação (MEC), instituições e movimento pela educação infantil nos municípios, entretanto essa reunião hoje, é importante por que é um espaço aberto para a formação, informação, discussão de projetos como ampliação e implementação da educação infantil”, argumentou Edna Lopes.

Foto: Janaína Farias

Marcaram presença no evento representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL,) SEE, Organização Mundial para Educação Pré-escolar (OMEP), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (SINTEAL), UNCMEC, Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e coordenadores de educação infantil dos municípios como Penedo, São Miguel dos Milagres, Santana do Ipanema e outros.

Foto: Mauro Fabiani

Os educadores assistiram a palestra da Coordenadora de Educação Infantil do Ministério da (MEC), professora Rita Coelho que destacou os atuais desafios da educação os avanços e a importância do fórum.

“Ele vai colaborar nas discussões, prestar esclarecimento, identificar as necessidades da educação. Além disso, vai articular a participação voltada para a construção de uma política municipal da educação infantil”,diz Rita. Ela ressalta ainda, que o MEC tem feito grandes investimentos na educação infantil e que esses investimentos precisam ser acompanhados de participação dos municípios. Um desses investimentos ela cita, como exemplo, o Proinfancia.

Foto: Janaína Farias

O secretário executivo do (MIEIB) Vilmar Klemann, considerou o fórum como um espaço de discussão de proposição de políticas públicas. “É um espaço de debate de políticas públicas, onde será evidenciado leis, gestão, troca de conhecimento”, diz. Ele enfatiza que Alagoas tem um desafio muito grande na educação infantil e que é preciso eleger o que é prioridade. “A nossa bandeira é a educação infantil”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário: