segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escola lança jornal”Correia Diário” do programa Mais Educação


Foto: Adriana Cirqueira



Com um rendimento escolar mais participativo e melhor desempenho nas atividades, alunos do Programa Mais Educação da escola José Correia Costa, situada na Serraria, apresentaram o 1º exemplar do jornal escolar “Correia Diário”. A produção textual tem a finalidade de melhorar a escrita, estimular a leitura e despertar a consciência critica nos alunos. Coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e comunidade escolar prestigiaram o evento. Na oportunidade, os convidados assistiram a uma apresentação cultural da oficina de teatro e de música, dessa unidade.





A produção dos textos é feita da seguinte forma: durante a semana nas aulas de letramento e oficina de jornal os alunos contextualizam os assuntos discutidos em sala. “O jornal é o articulador que conseguiu materializar o que é trabalhado nas atividades escolares”, explica Júlio Enders, monitor de letramento que afirma que apesar de o jornal ser uma produção coletiva há também uma produção individual que estimula a participação de cada aluno e minimiza suas dificuldades.


Marcos Vinicius, monitor da oficina de jornal, destacou que educar é a missão daqueles que integram o programa Mais Educação. “Após a iniciação da oficina os alunos melhoram o rendimento escolar, a leitura e a escrita, aos poucos eles vão melhorando o nível de aprendizagem também” disse. Já os repórteres do jornal, Cícero Junior e Elisiane Beatriz, ambos de 10 anos reconheceram a importância da oficina e confirmaram que passaram a ler e a escrever melhor.



O processo da produção da escrita, a prática da leitura e a participação dos alunos no desenvolvimento do jornal é considerado pela diretora de gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, um grande salto de qualidade na educação. Ela define a produção do jornal como uma experiência pedagógica de sucesso. “A produção do jornal fez com que a escola cumpra sua função social que é a leitura e a escrita”, observou.




Na escola são desenvolvidas várias atividades do programa Mais Educação como letramento, matemática, informática, futebol de salão, recreação, dança, musica, teatro e oficina de jornal. No momento, 80 alunos participam dessas atividades, desses 19 são especiais. A coordenadora do programa Mais Educação na escola, Ilza Neves, destacou que a unidade vem colhendo resultados positivos devido a valorização profissional e empenhos de projetos desenvolvidos.



Ela explica ainda que todas as atividades da escola são feitas de forma integrada. “As atividade pedagógicas são trabalhadas interligadas. Isso é muito importante por que resulta na qualidade dos serviços oferecidos pela educação”. O aumento significativo no Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) neste ano, segundo a coordenadora é fruto do trabalho realizado pela escola. Em 2008 o Ideb dessa unidade era de 3,1 hoje, segundo a diretora Roselma Soares soltou para 4,1.


Nenhum comentário: