quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reunião discute melhoria na educação

Fotos: Natalhinha Marinho

Realinhamento do ensino municipal. A proposta é contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Uma reunião realizada nesta quarta-feira (21/07), no auditório Paulo Freire, na Semed, reuniu técnicos da educação para discutir o ensino na rede municipal.


O objetivo é mobilizar e organizar os técnicos para construírem uma proposta de mudança no ensino, identificando coletivamente as questões que podem ser trabalhadas para melhorar a educação no município, visando cumprir as indicações do Plano de Ações Articuladas (PAR).

O PAR é um planejamento multidimensional da política da educação. Seu objetivo é garantir a melhoria na qualidade da educação no Brasil, a partir da concessão de benefícios técnicos e financeiros para implementação de ações educacionais, que contribuam para o aumento do IDEB. Este plano está instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007.


Para o coordenador de cooperação técnica do MEC e consultor Laudo Bernardes, o Estado e o município tem técnicos capazes, com conhecimento da realidade da educação de Alagoas, que podem contribuir para a construção das propostas. “Quem faz e conduz a educação são os profissionais que estão na educação", afirma Laudo.



Serão formadas equipes de trabalhos, que identificarão as necessidades e problemas locais, propondo soluções abrangentes, com metas reais e efetivas, que englobem as quatro dimensões das diretrizes do Plano de Metas Todos pela Educação. A partir deste ponto, será analisada a proposta, e as ações escolhidas terão seu processo de iniciação implantado.


Essas quatro dimensões são gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infra-estrutura física e recursos pedagógicos. Cada dimensão possui indicadores específicos para elaboração do Plano de Ações Articuladas.


Nenhum comentário: