terça-feira, 20 de julho de 2010

Semed capacita manipuladores de alimentos da rede

Fotos Mauro Fabiani


Garantir qualidade das refeições e formar os manipuladores de alimentos da Rede Municipal. É com essa proposta que os merendeiros, como são conhecidos, estão participando de uma capacitação no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE), promovio pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade, que acontece em dois horários, foi planejada pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) e envolve 430 profissionais.



Durante toda esta semana os profissionais, inclusive os que foram nomeados recentemente, têm tido a oportunidade de conhecer a legislação que define a função e suas atribuições. Desde a segunda até a quarta-feira as palestras enfatizam os detalhes sobre a realidade do trabalho.

A partir de quinta-feira o grupo será divido em equipes e aprenderá as peculiaridades que envolve a atividade. As principais dizem respeito a boa manipulação de alimentos, eficiência na produção das refeições e cuidados com a higiene. Esta etapa acontecerá na Escola Municipal Higino Belo.

Segundo a coordenadora do Cane, Marta Alice Maia Nobre, os trabalhadores, segundo a atual legislação, têm um importante papel na formação das crianças. Por meio do trabalho que desempenham também educam os estudantes a se alimentarem corretamente. Além disso, a boa qualidade do que é servido influencia diretamente no aprendizado em sala de aula.

"Conforme o previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a capacitação dos profissionais implica diretamente na qualidade dos alimentos com refeições mais saudáveis", definiu Marta.

O trabalho da Cane é permanente para que as unidades sempre atuem dentro do padrão considerável. Contando com nutricionistas especializados em alimentação escolar são eles quem preparam os cardápios. A prioridade é a montagem de pratos que levem em conta o valor nutritivo e as quantidades envolvidas para que não ocorram desperdício.

Nenhum comentário: