sexta-feira, 30 de julho de 2010

Busca Ativa na orla lagunar

Fotos: Mauro Fabiani


Dois dias de busca ativa, com carro de som e técnicos do município, estão alterando a rotina das comunidades da orla lagunar. Com o objetivo de matricular os 200 alunos cadastrados para a Escola Municipal Claudinete Batista, e identificar a demanda local, termina hoje, uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas), na capela local.



Segundo o secretário municipal de educação Thomaz Beltrão, o momento surgiu de uma parceria com o Ministério Público (MP) e o Juizado da Criança e do Adolescente no intuito de acolher as crianças da orla lagunar. “Existem as vagas, não podemos esperar a procura espontânea. Esta comunidade será atendida com as novas vagas da Claudinete Batista e com vagas remanescentes nas escolas da micro região: CAIC Francisco Melo, Nossa Senhora da Guia e Almeida Leite”, afirmou.


A líder comunitária, Selene Mauricio dos Santos, sabia de cor o nome de várias crianças da lista. Conversou com as técnicas de ambas as secretarias e auxiliou na identificação das crianças listadas, facilitando o fluxo de pessoas no local. Mauricelia Santos Oliveira, 20 anos, saiu da capela satisfeita. O nome do filho de 5 anos estava na lista da Claudinete Batista. “Agora vou poder trabalhar sossegada”, afirmou a marisqueira.


Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed acompanhou de perto todo o processo, garantindo as famílias que todas as providências necessárias para que o acordo com o MP seja cumprido foram tomadas. “O município comprou o prédio para agilizar o processo, convocou concursados e adquiriu todos os equipamentos necessários para absorver a demanda listada pelas lideranças locais.”, informou Elaine.



A ação, que começou na quinta-feira, termina hoje às 14 horas. Independente do cadastro, os responsáveis pelas crianças cadastradas devem procurar a Escola Claudinete Batista e efetivar a matrícula. O transporte escolar também foi garantido pelo secretário. Elaine solicitou os ônibus que farão o translado dos alunos assim que as matrículas forem confirmadas.


Nenhum comentário: