terça-feira, 6 de julho de 2010

Semed quer melhores condições de ensino

Foto Janaína Farias


Investir na educação, priorizar o ensino e oferecer melhores condições de aprendizagem. É com essa finalidade que o secretário municipal de Educação (Semed), Thomaz Beltrão, está visitando as escolas para conversar com diretores, professores e alunos e saber deles as reais necessidades da rede. Nesta terça, as visitas aconteceram em quatro escolas todas situadas no conjunto João Sampaio I. Foram elas: João Sampaio I, Zilka de Oliveira Graça, Maria de Fátima Melo e Marcos Soriano.

Com o compromisso de educar cerca de 984 alunos do ensino fundamental, diretores e professores da escola João Sampaio I aproveitaram a visita e reivindicaram mais pessoal de apoio e professores das disciplinas de artes e inglês e pleitearam, ainda, mais segurança para a unidade de ensino. “Temo pelos equipamentos”, frisa a diretora da escola Silvana Magda.

A par das dificuldades, Thomaz Beltrão reforçou que a rede está recebendo mais profissionais concursados e destacou a implantação de cerca elétrica como reforço para a segurança nas escolas. “Estamos fazendo licitação para em breve disponibilizarmos vigilância eletrônica”, diz, afirmando que trabalha na tentativa de construir soluções alternativas para minimizar os problemas das integrants da rede oficial de ensino.

A escola de educação infantil Zilka de Oliveira Graça passa, atualmente, por reparos e manutenção. Os 470 alunos matriculados deverão usufruir um pouco mais de conforto. Thomaz Beltrão visitou as obras, acompanhado da coordenadora de engenharia da Semed, Cléo Farias. A escola irá receber também carteiras adequadas às idades das crianças. “São carteiras que possuem as certificações do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia] e ABNT” [Associação Brasileira e Normas Técnicas], ressalta.

Na Maria de Fátima Melo, que atende crianças de educação infantil e funciona com apenas três salas de aula, também foi prestigiada com a visita. Mas foi na Marcos Soriano que uma notícia surpreendeu a todos. A escola conseguiu o maior índice junto ao Ideb -- Índice de Desenvoilvimento do Ensino Básico --, de 4,9. O Diretor da escola, Marcos Ricardo, destacou que mesmo funcionando com dificuldades em sua estrutura física, a unidade conseguiu mostrar que pode alcançar bons resultados no ensino.

As visitas representam uma agenda permanente do secretário Thomaz Beltrão, a fim de conhecer a realidade, as dificuldades e os avanços da rede de ensino da capital.

Nenhum comentário: