terça-feira, 6 de julho de 2010

Oficinas encantam alunos da Escola Eulina Alencar

Fotos Marcos Rodrigues



Uma aula de cidadania. É o que vem proporcionando o projeto "A guarda faz a escola" desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (SEMDISC) na Escola Municipal Eulina Alencar, no bairro do Jacintinho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e funcionários da unidade, os guardas municipais tem levado alegria, informação e, principalmente, inclusão social para os estudantes.

Até a próxima quinta-feira serão várias as atividades lúdicas e desportivas desenvolvidas na unidade. Por todos os cantos o que se vê são alunos participando das oficinas ministradas. As mais concorridas são as que envolvem música. A de percussão, ministrada pelo coordenador do projeto, o guarda Márcio Clevis, atraiu dezenas de adolescentes.

Empolgados com a evolução musical em pouco tempo, os parcipantes revelaram o desejo de montar uma banda para representar a escola. Ele disse ainda que prefere trabalhar com as crianças consideradas rebeldes porque aproveita sua coragem para transformá-las em lideranças. "A proposta do nosso trabalho é essa. É deixar uma semente para depois a própria escola buscar meios e recursos para que eles se desenvolvam. Um exemplo seria usar o dinheiro do Programa de Desenvolvido da Escola (PDE). Eles são muito carentes de oportunidade", constatou Clevis.

Um dos participantes, o estudante do 5º ano Cleverson dos Santos, 11 anos não escondeu o desejo de continuar aprendendo. Quando terminou a aula ele confirmou o interesse e se articulou com outros interessados em saber como criar uma banda. "Gostei dessa aula e queria aprender mais. Era bom que na escola tivesse sempre isso", disse ao final da aula.

A atividade mexeu com a rotina da escola. A diretora Marilucia Almeida Soares reconheceu que desde o início das oficinas o clima é outro. O novo ambiente em nada lembra que a escola foi alvo de invasões e arrombamentos. Para o coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mário Carneiro de Barros, a iniciativa mostra que a integração entre as duas secretarias colabora para melhorar o ambiente e a qualidade do ensino.

Nenhum comentário: