segunda-feira, 2 de agosto de 2010

“É preciso ler e escrever” – Formação Organizando a Biblioteca Escolar

Fotos: Janaína Farias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou na segunda-feira, 02 de agosto, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, o curso de formação de responsáveis pelas salas de leitura . O curso está sendo ofertado para os representantes escolares que atuam em salas de leitura e biblioteca e para técnicos responsáveis pela biblioteca da sede. A formação prosegue mensalmente até o final de ano.

“Quem espera que um dia a leitura possa ser excluída de um livro e no virtual viver”, assim iniciou a formação Organizando a biblioteca escolar ao som da paródia da música ‘É preciso saber viver’ na voz de Erisson Rodrigues bibliotecário da Semed. Com o intuito de mostrar técnicas de organização e catalogação do espaço de leitura, a formação pretende desenvolver habilidades para os profissionais responsáveis pelas salas de leitura e bibliotecas das escolas do município.

Após ser aprovada a Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que dispõe a universalização das bibliotecas nas instituições escolares, a missão é adequar toda a rede municipal ao que define a Lei. A Lei que determina no Art.1º As instituições de ensino público e privado de todos os sistemas de ensino no país contarão com bibliotecas, nos termos desta lei. A determinação é que não só tenham bibliotecas em todas as instituições de ensino mas que ao menos possuam um livro para cada aluno matriculado na escola.


“Fazer parte dessa formação é de grande importância para o trabalho que realizo na escola. Apesar de ser pedagoga, sou responsável pela sala de leitura e desenvolvo trabalhos lúdicos para estimular meus alunos a leitura. Essa formação me ajudará a desenvolver técnicas que podem facilitar as práticas educativas que realizo na escola”, declara Cícera Valentim, da escola Manoel Pedro dos Santos.

Pensando em melhorias para a organização das bibliotecas e salas de leitura a equipe de coordenação das bibliotecas do município passou durante o primeiro dia de formação a organização da biblioteca através da classificação decimal estabelecida pelo bibliotecário americano Melvin Dewey. Foram distribuídos modelos de fichas utilizadas para catalogação de exemplares e melhor distribuição para empréstimos e aproveitamento de prateleiras, visando melhorias na organização, na preservação e no melhor funcionamento das bibliotecas escolares.

Todas as instituições de ensino tem dez anos para adequar-se as normas estabelecidas pela lei. Na escola deve ter no mínimo uma biblioteca ou sala de leitura. Os próximos encontros acontecerão nos dias 30/08; 13 e 20/09; 04 e 18/10; 08 e 29/11 e 13/12 sempre das 14h às 17h na Semed. Para mais informações ligar para 3315-4581 das 08h às 16h.

Nenhum comentário: