segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Escolas recebem projeto de arborização

Foto: Mauro Fabiani


Arborização das escolas municipais. Esta foi a temática do encontro na última sexta-feira (06) entre diretores da rede e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizada pela Coordenação de Educação Ambiental (Creamb) e facilitada pela bióloga Yumi Miranda - que apresentou o projeto. Ela explicou sobre a importância de sua implantação de maneira planejada para tornar viável o resgate dos níveis ideais de áreas verdes.


De acordo com Yumi, a arborização é um importante elemento na paisagem urbana. “O propósito de fortalecer as ações de educação ambiental é contribuir para estratégias de enfrentamento da problemática ambiental que surtam efeitos desejáveis para a conscientização e implantação de uma gestão ambiental rumo a uma sociedade sustentável”, explica a técnica da Semed.


Através de palestras, oficinas, folhetos ilustrados, visitação a parques e herbários, plantio de mudas e outras ações dirigidas, o projeto busca incentivar os alunos da rede a buscar um contato mais próximo com a natureza, e os cuidados que ela necessita. Cada turma adotará uma muda e confeccionará cartões informativos sobre cada árvore plantada, com nome científico e popular, características da planta, informações sobre o plantio e outros cuidados.


A temática é tratata em sala de aula como tema transversal e trabalhada de maneira diversa em várias disciplinas. Durante o processo de arborização, as escolas participantes com o apoio do Creamb, farão a integração do projeto com a comunidade e a culminância e socialização dos resultados.

Nenhum comentário: