quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cartilha “Voto não tem Preço” é apresentada na Semed

Foto: Mauro Fabiani


Representantes da comissão de Educação Política da Arquidiocese de Maceió e da Ordem dos Advogados do Brasil/AL (OAB/AL) apresentaram para supervisores e diretores das escolas municipais – na manhã desta quinta-feira, dia 15 –, a cartilha “Voto não tem Preço - Eleições 2010”, organizada pela comissão de Formação Política da Província Eclesiástica de Maceió. O evento aconteceu no auditório da Semed.

Numa linguagem simples e acessível, a cartilha destaca a importância das eleições de 2010. Ela será utilizada pela igreja e por todos os órgãos parceiros em ações educativas e de conscientização dos eleitores.

"Voto não se vende nem se troca; voto não se troca por favores; voto não é resultado de conchavos; voto não retribui presentes, voto não depende de parentesco; voto não é fruto de amizade; voto não tem preço, tem consequências", informa a cartilha.

A cartilha esclarece ainda, sobre a recente Lei complementar 135/10 – conhecida como Ficha Limpa. A lei prevê que, para ser impedido de registrar a candidatura, o político deve ter sido condenado por órgão colegiado. Quem tiver sido condenado por crime como tráfico de drogas, formação de quadrilha, racismo, tortura e crimes eleitorais, por exemplo, fica inelegível.

O representante da OAB/AL Paulo Breda falou da importância dos formadores de opinião mobilizar suas comunidades para ajudar no combate a compra de votos. “A nossa luta é por um processo democrático mais saudável e mais verdadeiro”, informou Breda alegando ainda, que objetivo é espalhar cada vez mais essa ideia nas comunidades.

“É preciso conscientizar a população que o voto pode mudar nossas vidas. As pessoas precisam saber que não há como saber em quem o eleitor votou”, completou o representante da OAB.

Já a representante da Arquidiocese de Maceió, Leoneide Novais, que apresentou um vídeo de 10 minutos sobre o tema, disse, que a meta desta reunião é buscar atingir todas as escolas da rede municipal. “Trata-se de uma tentativa por parte da igreja de dar sua contribuição para o processo eleitoral, cada vez mais limpo e democrático”.

O evento contou ainda com a participação da chefe do gabinete da Semed Josefa da Conceição que representou o secretário Thomaz Beltrão; da diretora geral de ensino da Semed, Maria Clara Soares e dos representantes da comissão de Educação Política da Arquidiocese de Maceió, Cesar Holanda e Maria José Viana.


Nenhum comentário: