segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alunos do Projovem participam de exposição cultural em Brasília

Foto: colaboração: Natalhinha Marinho



Alunos do Projovem Urbano viajaram nesta segunda-feira (9) à Brasília. Eles participam da I mostra de produções do Projovem Urbano, que acontece na capital federal nos dias 11 e 12. O grupo é formado por estudantes de duas unidades escolares. Eles vão representar Maceió com trabalhos que retratam tradições populares como o folclore e manifestações culturais.


Dos cinco trabalhos produzidos pelas turmas do programa, apenas dois foram escolhidos e serão apresentados no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, no Distrito Federal. As iniciativas premiadas são das escolas Gerusa Costa, no Jacintinho e Paulo Banderia, no Benedito Bentes. Os dois trabalhos têm como tema: Folclore Nordestino e Manifestações Culturais de um Povo.


A cultura de cada Estado foi explorada no tema folclore do Nordeste ,a exemplo do artesanato, dança regional, comidas típicas, onde os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre os costumes da região. Na outra pesquisa foi enfatizada a importância da tradição dos movimentos populares como a capoeira, a chegança, o guerreiro, o reisado e outras manifestações populares.


Gino César, coordenador executivo do Projovem Urbano ressaltou a importância dos jovens participarem dessa pesquisa. "Estamos felizes por terem alunos tão interessados em aprender. Tenho certeza que eles representaram nossa capital da melhor forma possível e que esse momento, irá entrar para a história de vida desses jovens".


De acordo com Solange Pereira, coordenadora do programa em Maceió, a apresentação das pesquisas no Distrito Federal irá proporcionar aos trabalhos escolhidos, uma visibilidade nacional, como também o que o Projovem vem realizando em cada município. "Isso é fundamental, por que mostra o empenho de toda a equipe de educadores e coordenadores do programa na realização de propostas que valorizem a formação profissional e a inclusão social", explicou Solange.


A coordenadora explicou ainda que esses trabalhos foram realizados em 2009 e cerca de 200 alunos participaram de todas as etapas. "Todos os trabalhos produzidos foram realizados dentro do conteúdo pedagógico do programa". Para ela, os jovens terão uma oportunidade ímpar em compartilhar os trabalhos desenvolvidos com outros participantes do Projovem de outras cidades.

Nenhum comentário: