segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programa Formação pela Escola realiza curso na Semed

Foto: Diogo Brandão



Com o objetivo de capacitar profissionais de ensino, técnicos e representantes da comunidade escolar, o Programa Formação pela Escola realiza até o dia 30 de setembro, na sede da Semed, um módulo de ensino para 30 cursistas.


Ministrado pelas tutoras municipais Neide Barbosa, Rosicleide Batista, Débora Matos e Rosilene Ferreira, o módulo com cinco unidades e carga horárias de 40 horas (oito horas presenciais e 32 horas à distância), irá permitir que as pessoas que estejam fazendo o curso, percebam entre outras coisas, conhecer o histórico das demandas por educação gratuita e os processos de oferta e funcionamento da educação em todo país.

Neide Barbosa destaca que através destes cursos, o educador pode aprender muito sobre as políticas públicas voltadas à educação. Para ela, “O Formação pela Escola irá contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE”, explica.

No primeiro módulo, os alunos irão procurar relacionar a escola pública de qualidade com a formação dos cidadãos cientes de seus direito e deveres. No segundo módulo a ideia é falar sobre o processo de avaliação do Fundeb e a legislação que o regulamenta. Já o terceiro módulo a discussão será em torno de questões práticas ligadas exclusivamente ao Fundeb.

No penúltimo módulo, será permitida a avaliação de dois temas fundamentais para o processo: a aplicação dos recursos financeiros do Fundeb e a sua devida prestação de contas. No quinto e último módulo, os tutores municipais irão falar sobre o processo de democratização da sociedade brasileira e a organização dos conselhos sociais.

No encerramento do curso, será feita uma avaliação com os participantes.

Nenhum comentário: