segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alunos do ProJovem participam de intercâmbio cultural

Fotos: Semed


A 1ª Mostra de Produções ProJovem Urbano que aconteceu nos dias 11 e 12 deste mês em Brasília reuniu estudantes de todo Brasil.

Os representantes de Alagoas foram das escolas Gerusa Costa e Paulo Bandeira da rede municipal de Maceió. Segundo a coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano, Solange Gouveia, "os alunos superaram nossas expectativas. Na coordenação nacional eu escutei muitos elogios quanto a organização e ornamentação do stand daqui".

Durante o evento os alunos puderam fazer intercâmbio com diversas atividades culturais dos outros Estados. "O intercâmbio cultural, a riqueza de informações e a valorização do relacionamento foram de extrema relevância para os nossos alunos. Muitos deles nunca haviam saído do Estado e até se falavam da importância de estar num evento de tamanha grandiosidade", declarou Viviane Santana, diretora do pólo Maceió.

O estudante, Adeilson Joaquim da Silva, da escola Gerusa Costa, destacou a importância do intercâmbio e falou da superação pessoal ao apresentar o projeto. "Foi uma troca de conhecimento e experiência, o trabalho não ficou apenas restrito as apresentações das tradições culturais, cada equipe teve oportunidade de mostrar seu trabalho. Nos consideramos vencedores, superamos desafios", relata o estudante.


Adeilson observa que a participação no evento foi um estímulo para continuar em busca de seus objetivos e nunca desitir. "Se a gente corre atrás do tempo perdido a gente consegue, se a gente lutar mais um pouco a gente vence".

A apresentação realizada pelos estudantes foi oriunda do Plano de Ações Comunitárias - PLA, que eles realizaram nas suas escolas. Esse plano consiste em trabalhar com estudo da realidade que a escola está inserida. A dança originária da África, a capoeira, foi um dos destaques das escolas e foi representada como uma das manifestações .

Várias personalidades nacionais estiveram no evento, dentre eles, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Luiz Soares Dulci, o secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes e a coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, Maria José Péres.

De Maceió foram prestigiar o evento o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a coordenadora pedagógica do ProJovem, Solange Gouveia, a diretora pedagógica, Sandra Santos, a diretora de Pólo, Viviane Santana e o coordenador Executivo do ProJovem Gino César.

Nenhum comentário: