quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I Encontro Alagoano de Conselhos de Educação

Foto: João Filho


O Conselho Municipal de Educação (Comed) participou, nesta quarta-feira (11), do I Encontro Alagoano de Conselhos de Educação, na condição de membro do colegiado estadual mas também como representante da secretaria municipal de Educação (Semed). O evento, realizado na secretaria Estadual de Educação (SEE) marcou, também, a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual.

Durante todo o dia houve realizações de conferências, debates e mesa redonda, com temáticas ligadas à questão educacional. A presidente do Comed e coordenadora em Alagoas da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Edna Lopes, explicou que o processo consolida o processo de gestão democrática e o regime de colaboração.

De acordo com Edna, o encontro vai mais além. “Representa a confirmação do processo de integração entre Estado e municípios, entre o Conselho Estadual e os municipais e, ainda, com o Conselho Nacional”, esclareceu Edna Lopes. Ela acrescenta que a participação da Semed no evento serviu, ainda, para debater com mais profundidade, as questões relacionadas às diretrizes curriculares da educação básica.

A chefe de gabinete da Semed, Josefa da Conceição, também participou do evento e foi empossada como membro do Conselho Estadual de Educação. Para ela, a reunião é fundamental para conscientizar os gestores municipais sobre a importância e a contribuição que os conselhos municipais podem oferecer para o processo de fortalecimento da educação nos municípios.

O secretário de Educação do Estado, Rogério Teófilo, reforçou a importância do evento, ao afirmar que os conselhos de educação são instrumentos de força e de transformação do processo educacional. “Daí a importância da participação dos conselhos municipais para garantir essa transformação. O objetivo é tornar a educação pública num sistema único estadual”, concluiu Teófilo.

Os conselhos de educação têm o papel de fiscalizador e de acompanhamento das políticas públicas para o setor. Participaram do evento a presidente do Conselho Estadual de Educação, Gorete Rodrigues, do representante do Conselho Nacional de Educação, Geraldo Rossi, bem como professores e diretores de escolas da rede pública de ensino.

Nenhum comentário: