quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Educação Especial capacita professores

Foto: Roberto Lopes


Baixa visão foi à temática trabalhada no último treinamento realizado nesta semana, na secretária municipal de Educação (Semed). O curso organizado pela coordenação de Educação Especial aborda a patologia da deficiência visual.

O treinamento é destinado para os professores da sala de recursos multifuncional das escolas municipais, e tem como principal finalidade informar e atualizar sobre as deficiências, permitindo aos professores identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para os alunos.

De acordo, com a formadora do curso Keila Francine, o treinamento permite aos educadores identificar as crianças com deficiência e promove o acesso a informação. “ Trata-se de um atendimento educacional especializado que facilita o acesso ao conhecimento”, afirma.

Atualmente a educação municipal possui 40 escolas com salas de recursos, e 51 professores especializados para atuar no auxílio dos alunos com deficiência., oferecendo um complemento na formação dos alunos, com intuito de eliminar as barreiras para plena participação dos alunos em sala de aula.

Esses educadores, após identificar a deficiência dos alunos, atuam com atividades inclusivas que permite além da autonomia dentro do ambiente escolar, a independência das crianças na sociedade.

O curso Salas de Recursos - Atendimento Educacional Especializado acontecem quinzenalmente, e tem o próximo treinamento agendado para dia 20 de agosto, às 8h, na Semed., e terá como temática a ser abordada, a Cegueira.

Nenhum comentário: