segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Atendimento Educacional Especializado


Foto: Adriana Cirqueira



Com o objetivo de disponibilizar a atualização da legislação específica aos novos especialistas da rede municipal de ensino, o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais um encontro na manhã de sexta-feira (13). Na reunião foram entregues kits contendo cópias de documentos relativos ao trabalho executado pelas professoras nas salas de recursos multifuncionais.

Entre os documentos entregues estão o Portfólio do professor, o Manual da Sala de Recursos e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Para a especialista Claudia Camelo, da Escola Maria Cecília Pontes Carnaúba, a formação continuada é fundamental para o desempenho adequado de sua função, pois o profissional de AEE contemporâneo precisa estar em constante aprendizado.

A coordenadora do Programa de Atendimento Educacional Especializado, Ângela Maria de Almeida Matos, informou sobre a capacitação marcada para o período de 13 a 17 de setembro. Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação faz parte do programa Educação Inclusiva – Direito à Diversidade, do Ministério da Educação. A Semed é a executora local deste programa que atenderá Maceió e mais 35 municípios.

O Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade promove a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Nacionalmente, o programa está em funcionamento em 162 municípios-polo. Em parceria com o Ministério da Educação, esses municípios oferecem cursos, com duração de 40 horas, em que são formados os chamados multiplicadores. Após a formação recebida, eles se tornam aptos a formar outros gestores e educadores.

Nenhum comentário: