sexta-feira, 30 de julho de 2010

Busca Ativa na orla lagunar

Fotos: Mauro Fabiani


Dois dias de busca ativa, com carro de som e técnicos do município, estão alterando a rotina das comunidades da orla lagunar. Com o objetivo de matricular os 200 alunos cadastrados para a Escola Municipal Claudinete Batista, e identificar a demanda local, termina hoje, uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas), na capela local.



Segundo o secretário municipal de educação Thomaz Beltrão, o momento surgiu de uma parceria com o Ministério Público (MP) e o Juizado da Criança e do Adolescente no intuito de acolher as crianças da orla lagunar. “Existem as vagas, não podemos esperar a procura espontânea. Esta comunidade será atendida com as novas vagas da Claudinete Batista e com vagas remanescentes nas escolas da micro região: CAIC Francisco Melo, Nossa Senhora da Guia e Almeida Leite”, afirmou.


A líder comunitária, Selene Mauricio dos Santos, sabia de cor o nome de várias crianças da lista. Conversou com as técnicas de ambas as secretarias e auxiliou na identificação das crianças listadas, facilitando o fluxo de pessoas no local. Mauricelia Santos Oliveira, 20 anos, saiu da capela satisfeita. O nome do filho de 5 anos estava na lista da Claudinete Batista. “Agora vou poder trabalhar sossegada”, afirmou a marisqueira.


Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed acompanhou de perto todo o processo, garantindo as famílias que todas as providências necessárias para que o acordo com o MP seja cumprido foram tomadas. “O município comprou o prédio para agilizar o processo, convocou concursados e adquiriu todos os equipamentos necessários para absorver a demanda listada pelas lideranças locais.”, informou Elaine.



A ação, que começou na quinta-feira, termina hoje às 14 horas. Independente do cadastro, os responsáveis pelas crianças cadastradas devem procurar a Escola Claudinete Batista e efetivar a matrícula. O transporte escolar também foi garantido pelo secretário. Elaine solicitou os ônibus que farão o translado dos alunos assim que as matrículas forem confirmadas.


terça-feira, 27 de julho de 2010

Gestores de escolas municipais participam do 5º Ciclo de palestras

Fotos: Mauro Fabiani
A equipe gestora na construção do currículo escolar. Este é o tema do 5º Ciclo de palestras para gestores escolares de Maceió, que o Núcleo de Formação e Valorização Profissional (NFVP), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).


Ao saudar os participantes, o secretário municipal de educação, Thomaz Beltrão, reafirmou a postura democratica e participativa de sua gestão, salientando a saúde financeira da secretaria. Thomaz confirmou aos presentes a entrega das escolas Braga Neto e Marizete Correia. "Além destas escolas, a Cidade Sorriso I também está na fase de conclusão. Estamos terminando de equipá-la para que possa atender plenamente a comunidade do conjunto", frisou.

Thomaz aproveitou a oportunidade para informar aos gestores que a Semed está se organizando para construir um momento de discussão sobre a verba de custeio recebida pelas instituições de ensino municipais. Segundo o secretário, existem algumas disparidades que precisam ser sanadas: deverão ser feitos alguns ajustes para atender de maneira justa e coerente as escolas, de acordo com o tamanho do prédio e número de alunos atendidos.

Eudimar Floriano, coordenadora do Núcleo
de formação e valorição profissional


Com três palestras e uma mesa-redonda, o encontro reuniu coordenadores, diretores e técnicos da Semed para discutir assuntos relacionados a dinâmica escolar, como o currículo e a inclusão. Eudimar Floriano, coordenadora do NFVP, fez um resgate histórico dos estudos e trabalhos feitos pela Semed para que este momento se fizesse real. Salientou o papel da equipe gestora nas unidades de ensino e o suporte oferecido pela secretaria para que este trabalho possa fluir adequadamente.

Adenize Acioli falou sobre a construção do currículo escolar


Reestruturação

Além das atividades relacionadas a reestruturação da rede municipal de ensino, que continua em pauta amanhã as 9 horas no auditório Paulo Freire, na Semed, o secretário continua com sua agenda de visitas às escolas. Desta forma, Beltrão acompanha de perto as ações e projetos desenvolvidos pelas escolas municipais, e recebe sugestões dos gestores e da comunidade escolar para a constante melhoria da qualidade da rede.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Programa Mais Educação recebe 1,1 milhão

Fotos: Adriana Cirqueira

Já estão disponíveis os recursos para a implementação dos trabalhos do programa Mais Educação. 1,1 milhão de reais depositados nas contas das 43 escolas da rede municipal de ensino participantes. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (23), no Memorial da República, durante um encontro de formação para diretores, coordenadores e professores comunitários, pela coordenadora municipal do programa Mais Educação, Edileuza Maciel.

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Secretaria de Estado da Saúde, o encontro reuniu profissionais das escolas do Mais Educação e trabalhou a temática "Educação e Saúde" dentro do macro campo "Promoção da Saúde". Segundo Edileuza, o objetivo da formação foi trabalhar as questões da saúde como uma das demandas fundamentais do processo de globalização da educação.


Ao escolher o local do evento, a coordenação pretenteu explorar outra faceta do programa: ampliar os territórios locais transformando-os em espaços educativos e com isso facilitar a comunhão entre os diversos saberes que compõem a educação integral. "Trouxemos pela primeira vez a formação para um espaço como este. Esperamos que os professores sigam o exemplo com seus alunos e assim transformem nossa capital em uma cidade educadora, como Curitiba e Belo Horizonte", esclareceu Edileuza


O evento foi aberto com a apresentação do baião "Encontro na feira", do jornalista Mauro Fabiani, em consonância com a temática "saberes populares". Durante a formação, além da socialização dos seminários do Mais Educação e da Educação Integral, realizados em Brasília, e das palestras relacionadas a promoção à saúde, houve o lançamento dos Cadernos Pedagógicos que devem ser trabalhados pelas escolas. No período da tarde, as escolas socializam suas experiências.

Semed verifica as condições das escolas

Foto: Fabiana Santos



O Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, conheceu mais duas escolas na tarde desta quinta feira, 22. A escola Sérgio Luiz, na Chã da Jaqueira e Luiz Pedro I, no tabuleiro. A visita cumpri uma agenda fixa semanal do secretário com as escolas que busca melhorar as condições da rede municipal de ensino. A coordenadora do Setor de Engenharia, Cléo Farias, também participou da visita.

O objetivo, de acordo com Thomaz, é melhorar o funcionamento das escolas priorizando no primeiro momento alguns pontos chaves: rede lógica, elétrica e revisão de telhados, bem como as condições das carteiras, o funcionamento dos ventiladores e de vários outros equipamentos necessários ao uso das atividades e funcionamento escolar.



A prioridade, na escola Sergio Luiz é o funcionamento da sala de informática, de acordo com a diretora, Kátia Maria. Ela pede urgência na reestruturação da sala que precisa passar por pequenos reparos para a instalação das máquinas. Outra situação colocada pela diretora é a falta de segurança, ela explica que os próprios alunos são os primeiros a causar danos a escola.


Na oportunidade, Thomaz informou que em breve estará implantando na rede o sistema de vídeo monitoramento. Quanto à sala de informática, a coordenadora do Setor de Engenharia, Cléo Farias, afirmou que tomará todas as medidas necessárias para garantir um espaço adequado para o funcionamento do laboratório. “Vou providenciar a medição da sala”, ressalta.



Na escola Luiz Pedro I, as carteiras estudantis precisam ser renovadas. A diretora Maria de Lurdes, reforça que a escola precisa também de bebedouros industriais. O secretário informou que ainda neste mês as escolas deverão começar receber novas carteiras. “Vamos começar a substituir as carteiras velhas por novas” afirma. Beltrão destacou ainda que foram licitados cerca de 131 bebedouros industriais. “Em breve as escolas receberão também novos bebedouros”,confirma.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Manipuladores de Alimentos participam do segundo momento

Fotos: Mauro Fabiani


Os manipuladores de alimentos (merendeiros) da rede municipal de ensino se preparam para colocar a mão na massa. Dando continuidade ao treinamento, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), oferece, nos dias 22 e 23, a parte prática do curso na Escola Municipal Higino Belo. Além da parte diretamente ligada à alimentação, os profissionais estão sendo conscientizados de seu papel social da escola , e consequentemente, de sua responsabilidade na educação dos alunos da rede.

Segundo Marta Maia Nobre, coordenadora da Cane, os 430 merendeiros foram divididos em dois grupos, um no período da manhã e outro a tarde. Para efeitos didáticos o grupo foi distribuido em 4 salas de aula e contou com a orientação de 4 nutricionistas e o apoio de 8 estágiárias da Semed. Além da orientação técnica, os merendeiros participaram de oficinas para colocar em prática o que foi assimilado.

As aulas foram preparadas para orientar os manipuladores de alimentos da rede nas mais diversas etapas do processo de alimentação escolar. O cardápio, a higiene no trato de alimentos e utensílios, o preparo, o aproveitamento integral dos alimentos e mesmo como proceder em imprevistos. "Nosso objetivo é capacitar tecnicamente e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais responsáveis pela alimentação escolar e atender as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). ", explica Marta.


O primeiro módulo do curso está sendo ofertado em duas etapas. A primeira começou no dia 19 no auditório da Secretaria Estadual de Educação e termina hoje (23). O segundo módulo está previsto para os meses de outubro e novembro no Sesi Saúde (Vila Olímpica), com o Programa Sesi Cozinha Brasil. Para receber o certificado, os cursistas devem participar de todas as etapas do treinamento.

Edileuza dos Santos, na rede há 14 anos, se diz surpreendida pela qualidade do curso. Segundo a merendeira, com formação em pedagogia, ele superou os anteriores em conteúdo técnico e na maneira como acolheu a categoria. "Nós estamos sendo tratados como educadores e a aproximação com os técnicos da Semed proporciona mais segurança para o nosso trabalho", explicou Edileusa. Entre os récem empossados, a merendeira Maria Celia Gomes, estudante de serviço social, descreve a oportunidade como "única e fundamental para garantir que os alunos da rede recebam a melhor alimentação possível".

A nutricionista Suely Moreira Mota define este momento como histórico, pois marca uma mudança de paradigmas, com a valorização do profissional responsável pela merenda e a consequente mudança de postura do mesmo. Segundo Suely, o curso oferece a visão de educador no espaço da alimentação escolar com capacidade de influenciar no processo. Após o curso, a equipe continuará visitando as escolas da rede e acompanhando localmente a aplicação efetiva do conteúdo do curso.

A resolução nº 38/09 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), prevê que, para os matriculados na educação básica – que abrange educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo modalidades voltadas a jovens e adultos –, ao ser oferecida uma refeição, esta deve ter, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias daqueles alunos
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Reunião discute melhoria na educação

Fotos: Natalhinha Marinho

Realinhamento do ensino municipal. A proposta é contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Uma reunião realizada nesta quarta-feira (21/07), no auditório Paulo Freire, na Semed, reuniu técnicos da educação para discutir o ensino na rede municipal.


O objetivo é mobilizar e organizar os técnicos para construírem uma proposta de mudança no ensino, identificando coletivamente as questões que podem ser trabalhadas para melhorar a educação no município, visando cumprir as indicações do Plano de Ações Articuladas (PAR).

O PAR é um planejamento multidimensional da política da educação. Seu objetivo é garantir a melhoria na qualidade da educação no Brasil, a partir da concessão de benefícios técnicos e financeiros para implementação de ações educacionais, que contribuam para o aumento do IDEB. Este plano está instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007.


Para o coordenador de cooperação técnica do MEC e consultor Laudo Bernardes, o Estado e o município tem técnicos capazes, com conhecimento da realidade da educação de Alagoas, que podem contribuir para a construção das propostas. “Quem faz e conduz a educação são os profissionais que estão na educação", afirma Laudo.



Serão formadas equipes de trabalhos, que identificarão as necessidades e problemas locais, propondo soluções abrangentes, com metas reais e efetivas, que englobem as quatro dimensões das diretrizes do Plano de Metas Todos pela Educação. A partir deste ponto, será analisada a proposta, e as ações escolhidas terão seu processo de iniciação implantado.


Essas quatro dimensões são gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infra-estrutura física e recursos pedagógicos. Cada dimensão possui indicadores específicos para elaboração do Plano de Ações Articuladas.


terça-feira, 20 de julho de 2010

Semed trabalha na reestruturação de escolas

Foto: Natalhinha Marinho


Para verificar melhor o funcionamento das escolas, a estrutura e conhecer os diretores, coordenadores e funcionários, bem como as principais prioridades da rede, o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, visitou mais duas escolas na tarde desta terça feira, 20. Desta vez, Beltrão esteve nas escolas José Correia Costa e Nise da Silveira, no conjunto Antares, ambas na Serraria.


Durante a visita, na José Correia Costa, Beltrão conversou com as crianças que participavam de atividade do projeto "A Guarda Faz Escola". A ação prossegue até esta quinta-feira. Nesses três dias, as crianças participarão de atividades de percussão, judô, teatro, contação de histórias, recreação e biblioteca móvel.


Foto: Janaina Farias


A diretora da escola, Roselma Soares, ressaltou que mesmo diante de algumas dificuldades a escola conseguiu atingir uma boa pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,1, há dois anos para 4,1. Ao apresentar as instalações da escola, a diretora apontou algumas prioridades como aquisição de um bebedouro industrial, restauração da quadra de esportes e ainda meios de acessibilidade para cadeirantes.


Thomaz explicou que foram licitados 131 bebedouros industriais para atender às unidades da rede municipal de ensino. Quanto à questão da acessibilidade, Beltrão se comprometeu em manter contato com o setor de engenharia. Em relação à quadra esportiva, deverá ser feita uma medida emergencial, visto que ela também desenvolve o programa Mais Educação.

Foto: Natalhinha Marinho


A escola Nise da Silveira atende 720 crianças nos três turnos. A unidade participa também do programa Mais Educação e desenvolve atividades de judô, letramento, cultivo de horta e ainda rádio e jornal. Na oportunidade, a diretora Alerte Domingues, mostrou o laboratório de informática que já disponibiliza para os alunos acesso à internet banda larga. A diretora destacou como principal necessidade a questão da segurança na escola.


Foto: Natalhinha Marinho


A visita às escolas faz parte da agenda permanente do secretário Thomaz Beltrão, com o objetivo de estreitar os laços entre a gestão da Semed e a rede de ensino da capital.

Semed capacita manipuladores de alimentos da rede

Fotos Mauro Fabiani


Garantir qualidade das refeições e formar os manipuladores de alimentos da Rede Municipal. É com essa proposta que os merendeiros, como são conhecidos, estão participando de uma capacitação no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE), promovio pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade, que acontece em dois horários, foi planejada pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) e envolve 430 profissionais.



Durante toda esta semana os profissionais, inclusive os que foram nomeados recentemente, têm tido a oportunidade de conhecer a legislação que define a função e suas atribuições. Desde a segunda até a quarta-feira as palestras enfatizam os detalhes sobre a realidade do trabalho.

A partir de quinta-feira o grupo será divido em equipes e aprenderá as peculiaridades que envolve a atividade. As principais dizem respeito a boa manipulação de alimentos, eficiência na produção das refeições e cuidados com a higiene. Esta etapa acontecerá na Escola Municipal Higino Belo.

Segundo a coordenadora do Cane, Marta Alice Maia Nobre, os trabalhadores, segundo a atual legislação, têm um importante papel na formação das crianças. Por meio do trabalho que desempenham também educam os estudantes a se alimentarem corretamente. Além disso, a boa qualidade do que é servido influencia diretamente no aprendizado em sala de aula.

"Conforme o previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a capacitação dos profissionais implica diretamente na qualidade dos alimentos com refeições mais saudáveis", definiu Marta.

O trabalho da Cane é permanente para que as unidades sempre atuem dentro do padrão considerável. Contando com nutricionistas especializados em alimentação escolar são eles quem preparam os cardápios. A prioridade é a montagem de pratos que levem em conta o valor nutritivo e as quantidades envolvidas para que não ocorram desperdício.

Conferencistas norteamericanos visitam escola municipal


Foto : Mauro Fabiani

Conferencistas americanos especializados em educação infantil visitaram na tarde desta segunda feira, 19, a escola Luiz Calheiros Júnior, no bairro do Pinheiro. A unidade atende 180 crianças de 3 a 5 anos de idade. De acordo com os especialistas, a visita tem como o objetivo conhecer o funcionamento da rede pública de ensino desta modalidade no país. Eles vieram ao Brasil para participar do I Congresso Internacional de Educação Infantil, que ocorreu no inicio do mês, no Centro de Convenções.

Os americanos, Stephen Waechter, presidente da Organização Não Governamental “Companheiros das Américas”, com sede nos Estados Unidos e Francis Wardle, PHD em educação infantil. Eles foram acompanhados pelas coordenadoras de ensino da Secretaria Estadual de Educação e Esporte(SEE), Sônia Morais e Rita Maria Vasconcelos que auxiliaram na comunicação com os estrangeiros.

Durante a visita, eles procuraram saber como era a rotina das crianças. Entraram nas salas, perguntaram quantas horas as crianças passavam na escola, conheceram a brinquedoteca e observaram o momento da recreação. Os americanos indagaram ainda quanto aos espaços destinados para o recreio. A coordenadora da escola, Maria Genusa explicou que os professores desenvolvem atividades de recreação dirigidas em três ambientes diferentes: a brinquedoteca, o pátio e a sala de vídeo.


Rita Maria Vasconcelos, Técnica da 1ª Coordenadoria de Ensino do Estado, informou que a ONG está no Brasil há 5 anos e que suas ações são desenvolvidas no estado de Minas Gerais. Ela disse ainda, que a organização está desenvolvendo projetos para a educação e que tem planos para Alagoas. “Eles pretendem formar uma organização no nosso Estado que possa contribuir com o desenvolvimento da educação em todos os níveis, mas o foco principal é a educação infantil” destaca.

Na ocasião Francis Wardle, que proferiu palestra sobre novas pesquisas sobre o cérebro para ensinar as crianças, salientou que não há modelos de ensino voltados para a educação infantil. Ele defendeu que crianças diferentes precisam de modelos de ensino diferentes. Indagado sobre qual a impressão que teve da escola, ele respondeu que observou que a escola tem como foco central a educação de crianças. Desde a chegada ao Brasil os educadores vêm dando palestras sobre educação.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escola lança jornal”Correia Diário” do programa Mais Educação


Foto: Adriana Cirqueira



Com um rendimento escolar mais participativo e melhor desempenho nas atividades, alunos do Programa Mais Educação da escola José Correia Costa, situada na Serraria, apresentaram o 1º exemplar do jornal escolar “Correia Diário”. A produção textual tem a finalidade de melhorar a escrita, estimular a leitura e despertar a consciência critica nos alunos. Coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e comunidade escolar prestigiaram o evento. Na oportunidade, os convidados assistiram a uma apresentação cultural da oficina de teatro e de música, dessa unidade.





A produção dos textos é feita da seguinte forma: durante a semana nas aulas de letramento e oficina de jornal os alunos contextualizam os assuntos discutidos em sala. “O jornal é o articulador que conseguiu materializar o que é trabalhado nas atividades escolares”, explica Júlio Enders, monitor de letramento que afirma que apesar de o jornal ser uma produção coletiva há também uma produção individual que estimula a participação de cada aluno e minimiza suas dificuldades.


Marcos Vinicius, monitor da oficina de jornal, destacou que educar é a missão daqueles que integram o programa Mais Educação. “Após a iniciação da oficina os alunos melhoram o rendimento escolar, a leitura e a escrita, aos poucos eles vão melhorando o nível de aprendizagem também” disse. Já os repórteres do jornal, Cícero Junior e Elisiane Beatriz, ambos de 10 anos reconheceram a importância da oficina e confirmaram que passaram a ler e a escrever melhor.



O processo da produção da escrita, a prática da leitura e a participação dos alunos no desenvolvimento do jornal é considerado pela diretora de gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, um grande salto de qualidade na educação. Ela define a produção do jornal como uma experiência pedagógica de sucesso. “A produção do jornal fez com que a escola cumpra sua função social que é a leitura e a escrita”, observou.




Na escola são desenvolvidas várias atividades do programa Mais Educação como letramento, matemática, informática, futebol de salão, recreação, dança, musica, teatro e oficina de jornal. No momento, 80 alunos participam dessas atividades, desses 19 são especiais. A coordenadora do programa Mais Educação na escola, Ilza Neves, destacou que a unidade vem colhendo resultados positivos devido a valorização profissional e empenhos de projetos desenvolvidos.



Ela explica ainda que todas as atividades da escola são feitas de forma integrada. “As atividade pedagógicas são trabalhadas interligadas. Isso é muito importante por que resulta na qualidade dos serviços oferecidos pela educação”. O aumento significativo no Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) neste ano, segundo a coordenadora é fruto do trabalho realizado pela escola. Em 2008 o Ideb dessa unidade era de 3,1 hoje, segundo a diretora Roselma Soares soltou para 4,1.