quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alunos do Programa Brasil Alfabetizado recebem kits escolares

Foto: Mauro Fabiani





Cerca de nove mil kits escolares estão sendo entregues aos alunos do programa Brasil Alfabetizado pela secretaria Municipal de Educação (Semed). Coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos participaram da entrega simbólica dos kits. O programa é uma parceria do governo federal com o município que tem como finalidade erradicar o analfabetismo em Maceió.


Cada alfabetizando terá direito a um kit contendo lápis, caderno de capa dura, caixa de lápis de cor, caixa de lápis hidrocor, caneta, borracha, apontador e pasta com elástico. De acordo com a diretora do Departamento de Jovens e Adultos da Semed, Maria da Penha, os kits são instrumentos que contribui para o processo de alfabetização. “O material é um incentivo para que eles estudem ainda mais, registrem conteúdos diários de aula e avance nos estudos”, ressalta.


Maria da Penha destaca que aquele que não recebeu o kit escolar no momento da entrega receberá o material em sala de aula pelo seu coordenador. Em abril os alfabetizadores do programa participaram de formação inicial onde tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia Paulo Freire e as práticas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Durante a formação eles receberam kits com materiais para sala de aula como: giz, lápis de quadro branco, caderno, caneta, cola, fita adesiva e uma coleção de livros para leitura além do manual do alfabetizador.


Os coordenadores e alfabetizadores participam da formação continuada com o objetivo de durante oito meses capacitarem o alfabetizador frente ao processo de alfabetização de pessoas que não dominam a leitura e a escrita. As aulas do programa Brasil Alfabetizado são realizadas em espaços alternativos como igreja, organizações não governamentais (ONGS), associações, residências e escolas da rede distribuídas em vários bairros da capital.


Nenhum comentário: