quarta-feira, 11 de maio de 2011

II Seminário Interfórus discute a igualdade entre os povos

Foto: Diogo Brandão





O II Seminário Interfóruns, realizado no auditório Paulo Freire, na secretaria municipal de Educação teve como tema, Educar para Liberdade: possibilidade e limites na sociedade das desigualdades. O evento discutiu entre outras coisas, a questão da exclusão social, o debate pedagógico e a igualdade entre os povos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico- Racial da Semed , Rosário de Fátima, o objetivo do seminário é assegurar um debate pedagógico sobre a diversidade. “A ideia é discutir acerca do próximo dia 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo com vistas a uma intervenção positiva para diminuir a exclusão social”, afirmou.

O dia 13 de maio foi transformado pelo Movimento Negro Unificado – MNU, em Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo em 1978. Este ano, a data completa 123 anos da abolição da escravidão no Brasil, entretanto, para os organizadores do evento, o Brasil mantém uma das mais acentuadas desigualdades social e econômica do mundo.

O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, que representou o secretário Thomaz Beltrão, disse que a secretaria estará sempre a disposição dos movimentos sociais e reconheceu a importância da luta contra a exclusão social. “Só quem foi vítima de qualquer preconceito é quem sabe na pele a importância de ações afirmativas na educação”, disse.

O Seminário contou com representantes dos seguintes fóruns: de Educação e Desenvolvimento Étnico-Racial, de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Infantil, de Educação do Campo, de Diversidade Sexual na Escola e de Educação Escolar Indígenas.

De acordo com o professor Juliano Brito do Fórum da Diversidade Sexual na Escola, a violência contra as pessoas não heterossexuais existe em toda parte do mundo e apresenta proporções significantes. No Brasil, ele citou, alguns avanços como, por exemplo, o artigo 5º da Constituição Federal, que fala da igualdade entre todas as pessoas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que fala sobre os princípios que devem ser norteadores do ensino público e privado, tais como: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Ao final do debate, Rosário de Fátima informou que as discussões ocorridas no seminário serão levadas por cada fórum as suas especificidades. “Vamos continuar com esses ciclos de palestras e levar as bases todas as questões pertinentes ao tema, para continuarmos buscando, cada vez mais, a integração de todos”, afirmou.

Nenhum comentário: