Foto: Adriana Cirqueira
O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder) da Semed realizou uma palestra, no auditório Paulo Freire, na Semed, que teve com a temática: Ensino religioso - área de conhecimento no contexto escolar, contou com a especialista em ensino religioso e escritora Maria Inês Carniato, discutiu a importância do ensino religioso como forma de conhecimento nas escolas municipais
De acordo com a palestrante, que é bacharel em teologia pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia em São Paulo, a discussão ajuda a fazer uma reflexão do ensino religioso como área de conhecimento sem fazer o proselitismo na escola. “A ideia é incentivar a discussão religiosa sob o prisma da construção de uma sociedade pluralista com base no reconhecimento e no respeito às diferenças de crenças e de culto”, afirma Maria Inês.
A palestrante falou ainda da importância de proporcionar conhecimento sobre o fenômeno religioso como componente da cultura e da sociedade, sob a ótica dos parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. Entre eles, o artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) e o parágrafo 1º do artigo 210 da Constituição Federal que fala do ensino religioso como disciplina em horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Segundo a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima o objetivo do encontro foi discutir o ensino religioso como forma de conhecimento visando possibilitar aos professores a possibilidade de novos conhecimentos sobre a diversidade religiosa numa perspectiva interdisciplinar nas práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal.
O evento, que teve como público alvo, os professores e diretores da rede municipal de ensino, foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder) e pelo ensino fundamental da Semed, em parceria com as Edições Paulinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário