sexta-feira, 13 de maio de 2011

Professores são atualizados sobre educação para alunos especiais

Foto: Diôgo Brandão





Uma reunião com professores de educação especial agrupou educadores de todas as escolas da rede municipal de Maceió que possuem sala de recursos multifuncionais. O objetivo do encontro é atualizar sobre as recomendações do MEC no Atendimento Educacional Especializado.

Durante a reunião, foram apresentadas as atribuições e atividades desenvolvidas pela sala de recursos especializada, mostrando a importância da consciência do trabalho dos professores dessas salas, e como eles podem trabalhar junto à comunidade escolar, articulando ações com a coordenação, direção e demais professores para a melhoria no desenvolvimento dos alunos especiais.

Segundo a professora da escola Dom Antonio Brandão, Gilda Santos, essas reuniões são de extrema importância porque proporcionam a troca de experiência com os professores de outras escolas. “Socializar com outras pessoas que trabalham com aluno especial é muito proveitoso, pois cada experiência contribui para que possamos melhorar as condições de inclusão desse aluno, tanto no ambiente escolar quanto nas suas relações em sociedade” enfatiza Gilda Santos.

Como a formação continuada dos professores de sala de recursos só será iniciada em agosto, o Atendimento Educacional Especializado tem realizado reuniões mensais para atualização dos educadores em relação às atribuições do MEC. Nessas reuniões, além da atualização, são socializados os portifólios, entregues à Secretaria Municipal de Educação (Semed), com os outros professores, com a finalidade de proporcionar a interação e o aproveitamento de modelos de atividades que obtiveram resultados positivos para que possam ser desenvolvidas nas outras instituições.

Na reunião também foram feitas atividades em grupo e apresentados os técnicos de atendimento. A próxima reunião acontecerá no dia 10 de junho no Auditório Paulo Freire (Semed). Já as escolas que receberam equipamentos para instalação nas salas de recursos devem entrar em contato com o Departamento de Educação Especial da Semed, para que sejam enviados técnicos para instalação dos aparelhos.

Nenhum comentário: