terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretário visita escolas municipais Zumbi do Palmares e Carmelita Gama

Fotos: Janaina Farias


Durante o período chuvoso aumenta o número de escolas que precisam passar por reparos na parte hidráulica e elétrica. Em virtude dessa situação, o secretario Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, esteve na tarde desta segunda-feira(16), em duas escolas municipais para avaliar as condições de funcionamento iniciando assim o ciclo de visitas às unidades.

A escola Zumbi dos Palmares, situada no Tabuleiro e a escola Carmelita Gama (CAIC-UFAL) foram as unidades visitadas. Na escola Zumbi dos Palmares, Thomaz conversou com diretores e funcionários sobre as principais reivindicações desta unidade. A diretora Edna Gonzaga, disse que alguns professores estão afastados, por conta de problemas alérgicos. Ela apontou o piso das salas de aula, como o principal motivo pelo afastamento. “O piso acumula muita poeira, aí os professores acabam adoecendo”, justifica a coordenadora Edvânia Araújo reforçando o que disse a diretora.

Na oportunidade, acompanhado da coordenadora do setor de Engenharia da Semed, Cléo Farias, Thomaz apresentou a planilha de manutenção que vem realizando junto as escolas e se prontificou de trocar o piso em duas etapas. Na escola ele garantiu que será investido R$ 30,000 mil reais, valor mensal máximo permitido para investimento em uma unidade escolar. O secretário disse ainda, que uma equipe da engenharia da Semed será enviada à escola para levantamento da obra. De acordo com a coordenadora o piso ideal para sala de aula é o granilite sendo o mais indicado.



Na escola Carmelita Gama( CAIC-UFAL), a situação é de extrema urgência, motivo pelo qual as aulas foram suspensas. A visita teve a presença do Dono da Empresa de Engenharia- Solidez, que presta serviço a Semed e de sua equipe. Na unidade a estrutura metálica da escada do Castelo d'água que abastece a escola esta comprometida. O secretário, o dono da empresa, técnicos engenheiros, a coordenadora do setor de engenharia e diretores da unidade buscaram em conjunto soluções para resolver a situação.

De acordo com Cléo Farias será feito uma nova estrutura metálica para a escada do Castelo d'água. Diante do quadro em que se encontra a escola, Thomaz disse que vai sugerir a nível nacional a construção de plano de recuperação dos Caics. Quanto ao início das obras o proprietário da Solidez, João Felipe informou que dentro de 48 horas técnicos darão início ao trabalho. “Vamos dar prioridade a estrutura da escada que ameaça cair”, diz João Felipe. Para as demais obras, segundo o secretário, será realizado um estudo licitatório, pelo fato da reforma exigir maior investimento.

Nenhum comentário: