quarta-feira, 25 de maio de 2011

Semed discute estratégias para o fortalecimento da Educação Ambiental na rede

Foto: Adriana Cirqueira


A Coordenação de Educação Ambiental (Creamb) e a Coordenação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) se reuniram nesta quarta-feira (24), na Secretaria Municipal de Educação, com diretores e coordenadores da rede municipal de ensino.


O objetivo do encontro foi discutir novas alternativas para os estudos em Educação Ambiental, que apesar de incorporada na educação formal como conteúdo obrigatório em diversas disciplinas, precisa ser implementada de forma eficaz para cumprir suas funções de orientação preventiva quanto à preservação do meio ambiente.


Durante toda a manhã, técnicos, diretores e coordenadores discutiram a introdução da aplicação de metodologias de ensino no âmbito da educação ambiental, que deverá ser feita, primordialmente, através de projetos que podem ser financiados pelo PDE. Conforme salientou a coordenadora do PDE, Francisca Correia, os recursos também podem ser usados nesses projetos de forma planejada e em sintonia com as metas traçadas para o desenvolvimento da unidade escolar.


Segundo a bióloga Yumi Miranda, técnica do Creamb, a consciência ambiental deve ser despertada nos alunos do ensino fundamental desde o início de sua atividade escolar, pois os valores inseridos e continuamente reforçados nesta fase os acompanharão depois, em sua vida adulta, transformando-os em cidadãos comprometidos com as práticas de preservação ambiental.


O PDE é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, assegurando que sua equipe atue para atingir objetivos comuns. Ele constitui um esforço disciplinado de todos os segmentos da escola para produzir decisões e ações fundamentadas num processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Nenhum comentário: