quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reunião debate Censo Escolar da Educação Básica 2011

Foto: Adriana Cirqueira


Márcia Amaral, coordenadora municipal do Censo Escolar


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira (25), uma reunião técnica com secretários e diretores escolares para discutir os erros cometidos no ano passado e as mudanças impostas pelo Ministério da Educação (MEC) relativas a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2011.

Segundo o calendário divulgado pelo MEC, o Censo Escolar deste ano tem início nesta quinta-feira (25), instituído como Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. Já o prazo final para a sua conclusão na Internet será no próximo dia 14 de agosto.

O censo é a atualização dos dados da escola referentes aos docentes e alunos de matrícula inicial. De acordo com a coordenadora municipal do Censo Escolar, Márcia Amaral, as escolas que não cumprirem este prazo vão perder verbas.

Márcia Amaral disse ainda, que os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e tem como objetivo principal colher informações que servem como base para conhecer e melhorar a realidade do sistema educacional brasileiro, por meio de indicadores e diagnósticos.

O Censo é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro e tem como objetivo produzir dados e informações estatísticos para a elaboração de análise, diagnóstico e planejamento do sistema educacional brasileiro, além de subsidiar o trabalho dos gestores das diferentes instâncias e esferas de governo, de distintas instituições de âmbito público e privado.

O censo escolar acontece todos os anos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério de Educação.

Nenhum comentário: