quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projetos Político-Pedagógicos são discutidos na Semed

Foto: Adriana Cirqueira



O Departamento de Acompanhamento Escolar (DAE), da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN), se reuniu com coordenadores e diretores, na manhã desta quarta-feira (18), no auditório Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação, para intensificar a retomada dos trabalhos dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas da rede municipal de ensino.

Durante a reunião foi distribuído todo o material orientador do PPP. São textos de fundamentação e um modelo padrão para facilitar os trabalhos das escolas, além da construção de um cronograma de acompanhamento individual para cada unidade de ensino. Sendo o PPP o documento norteador da prática pedagógica escolar, os técnicos enfatizaram ainda a importância das questões legais relacionadas, como a inclusão de temas como ensino religioso, diversidade étnico-racial e educação especial.

De acordo com Ana Lucia Galdino, técnica do DAE, a principal ação do departamento em 2011 é a elaboração, acompanhamento e monitoramento dos PPPs da rede. “O documento está pronto em 70% das escolas, mas ele necessita de atualização constante. Para isso, estamos verificando as datas e disponibilidades das escolas e do departamento, para que todos sejam atendidos da melhor forma possível”, explicou.


A coordenadora da Creche Escola Lindolfo Collor, Walkiria Correia Belo, está atualizando o PPP da creche. “Temos o documento desde 2007 e o atualizamos todo ano. Trabalhamos com projetos e eles são orientados pelo PPP, que é um instrumento para balizar as ações da escola”, explicou a coordenadora.


Já a Escola Professora Maria Nilda ainda não tem o documento. A vice-diretora Ana Luiza dos Santos compareceu a reunião para buscar subsídios para a sua construção. “Precisamos do acompanhamento do DAE e estamos agendando uma visita dos técnicos para apresentar o PPP a todos os segmentos da escola”. Segundo Ana Luiza, esta é a prioridade da escola este ano, que é o último de sua gestão e é o legado que gostariam de deixar.

Além do DIGEN/DAE, participaram da reunião representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (NEDER), Departamento de Normas e Legislação (DNL), Departamento de Educação Especial (DEE), Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE) e do Centro de Ação Integrada a Criança e ao Adolescente (CAICA). O próximo encontro geral está previsto para julho.

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