sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nova edição do seminário Aposentado Feliz é realizado na Semed

Foto: Diôgo Brandão




O segundo seminário descentralizado do programa Aposentado Feliz, iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), foi realizado na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O seminário tem como objetivo esclarecer as dúvidas e trabalhar os aspectos psicossociais e psicológicos dos agentes públicos que estão na iminência de se aposentar.

A psicóloga e integrante da coordenação de saúde mental do município, Silvana Paula, realizou uma palestra explicando sobre as causas e efeitos da síndrome de Burnout, além do estresse sofrido pelo professor por conta do trabalho exaustivo. Já a assessora jurídica da Semarhp, Mary Anne, esclareceu sobre a legislação previdenciária, evidenciando que é preciso estar orientado e conhecer seus direitos antes de se aposentar.

Para o secretário municipal de educação, Thomaz Beltrão, ações dessa natureza são essencialmente ricas e trazem, em seu bojo, o potencial de acréscimo e fortalecimento da categoria, valorizando, de fato, a profissão do magistério. Ele disse ainda que a finalidade do projeto é passar aos servidores todas as informações pertinentes a esse importante passo da vida funcional.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Glória Martins, a iniciativa de conscientizar os futuros aposentados vem como propósito de formar verdadeira consciência de que podem, ainda, colaborar com o serviço de educação, mesmo após o término da carreira. De acordo com a assistente social da Semed, Regina Célia Cunha, as palestras são de extrema importância para que os servidores se preparem para administrar o tempo ocioso.

Os servidores também são convidados a participar de oficinas preparatórias para a aposentadoria. As inscrições ocorrem até o dia 23 e as atividades, a partir do dia 6 de junho. Na programação, são desenvolvidos três módulos: aspectos biopsicossociais; jurídicos, previdenciários e de direitos sociais; e aspectos financeiros. Entre 2011 e 2012, a expectativa é de aproximadamente 700 aposentadorias na Semed e outras 500, entre 2012 e 2015.

Um comentário:

Regina Célia disse...

As inscrições vão até 23 de maio.