terça-feira, 20 de março de 2012

Núcleo de Formação e Valorização Profissional apresenta projeto de formação para 2012


Foto: Karen Abraham

Coordenadores escolares reuniram-se nesta segunda-feira (19) no auditório da Secretária Municipal de Educação de Maceió (Semed), para reunião anual do Projeto de Formação 2012, uma parceria do Departamento de Acompanhamento Escolar (DAE) e do Núcleo de Formação e Valorização Profissional (NFVP).

A temática deste ano foi “A Formação do coordenador numa perspectiva histórica-critica”, que abordou as orientações das diretrizes da formação continuada da Semed, a formação continuada para coordenadores pedagógicos, perfil dos formadores e seminário de abertura da formação continuada 2012.

A atividade foi conduzida por Marcus Swell, coordenador do Núcleo de Formação e Tânia Almeida, Técnica de Formação Continuada e Líder da Formação de Profissionais de Educação, e contou com a presença de 120 coordenadores da rede municipal de ensino.

O objetivo do projeto é proporcionar informações teóricas e práticas para os coordenadores pedagógicos para serem aplicadas na sala de aula. Na perspectiva de garantir o acesso à informações, temas e estudos necessários aos coordenadores, além de atendimento especifico e orientações que melhorem a relação de trabalho destes coordenadores com público que atua.

De acordo com Marcus Swell, coordenador do Núcleo de Formação, para propor uma qualidade superior no ensino público municipal é preciso investir na formação do coordenador. “Para aplicar essa qualidade de ensino, pensamos em discutir a formação, e nesse momento estamos trazendo o coordenador, que é o principal articulador da escola. É com esse seguimento que estamos começando a disseminar a reestruturação da formação, pensando na melhoria do aprendizado do aluno”, afirma.

“Espero que os coordenadores tenham um pensamento além do politico pedagógico, mas também um pensamento técnico. Que as ações formativas cheguem às escolas e que os profissionais participem, com o foco na melhor qualidade de ensino na rede municipal”, afirma Marcus Swell.

Para Mônica Patrícia, coordenadora da Escola Beraldo Campos, "toda sistemática do projeto é valiosíssima, promove o crescimento da escola, em um processo de evolução crescente e contínua na educação, que quando aplicarmos da escola, vai ser muito bom” afirma.

A próxima reunião será com Diretores e Vice-Diretores das escolas públicas municipais, e esta agendada para quarta-feira (21), às 08h30, na sede da Semed.


Nenhum comentário: