quinta-feira, 8 de março de 2012

Gestores de escolas municipais realizam planejamento da Semana da Saúde Escolar

Foto: Karen Abraham




Prevenção da obesidade. Gestores de escolas municipais e estaduais se reuniram nesta quarta-feira (07), no Auditório da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com membros do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola, para formatar o planejamento da Semana da Saúde Escolar, que será realizado de 09 a 13 de Abril, em 17 unidades escolares.

A Semana da Saúde Escolar é uma parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, que tem como objetivo alertar para necessidade da boa condição de saúde das crianças e adolescentes para sua formação educacional e cidadã. “As crianças da educação infantil começam a entender a importância da alimentação saudável para seu desenvolvimento”, afirma Alba Valéria, coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial.

Para Edileuza Maciel, coordenadora do Programa Mais Educação e representante da Secretária Municipal de Educação (Semed) no projeto, é grande o índice de obesidade infantil no Brasil, e projeto promove uma conscientização sobre o tema, e alertar para sobre o risco do excesso de peso na infância. “O Programa Saúde Escolar propõem a prevenção da obesidade, a partir, de uma alimentação saudável”, afirma ela.

Durante a Semana da Saúde Escolar, serão realizadas nas escolas selecionadas atividades esportivas, palestras e avaliação antropométrica, essa que tem com principal objetivo, fazer o mapeamento das condições corporais das crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino. A Semana vai contemplar 30% dos alunos, das 17 escolas participantes do projeto, a meta é que até dezembro 100% dos alunos destas escolas tenham sido avaliados.

Para realização do projeto será oferecido uma capacitação para equipe de profissionais que irá trabalhar a temática nas escolas, durante a Semana da Saúde Escolar, e em todo ano letivo. “Esses profissionais irão promover atividades de prevenção da obesidade infantil, esclarecendo a importância da alimentação saudável e a necessidade de atividade física para uma melhor qualidade de vida”, afirma Marta Nobre, Nutricionista da Semed.

Nenhum comentário: