segunda-feira, 5 de março de 2012

Representante da Semed assume a coordenação adjunta do Fórum Alagoas Inclusiva

Foto: colaboração Danielle Maciel






O professor e técnico do Departamento de Educação Especial da Semed, Jorge Fireman, assumiu a coordenação adjunta do Fórum Alagoas Inclusiva (biênio 2012-2014). A solenidade de posse dos integrantes do fórum aconteceu na Casa da Indústria. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) e também presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB) e da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Moisés Bauer que falou sobre a importância e a força que o Fórum tem nas discussões de questões importantes na sociedade.

O Fórum tem o objetivo principal de combater a discriminação nas oportunidades de trabalho, por motivos de raça, cor, sexo, idade, gênero, deficiência, condição social, ou qualquer outra condição que coloque o indivíduo em desvantagem social, por se acreditar ser o trabalho a porta de acesso aos demais direitos fundamentais.

O Fórum Alagoas Inclusiva é formado pela Coordenadora Geral: Rosinha da Adefal (FrentePcD), Coordenador Adjunto: Jorge Fireman (Semed), Secretária: Analina (AAPPE), Secretária Adjunta: Danielle Maciel (ABRH), Coordenação de Comunicação e Eventos: Delma (Assista), Coordenador adjunto: Bartolomeu Barbosa - Beto cego (Acal).

Na ocasião, também foram empossados os membros das comissões que integram o Fórum: Comissão de Educação, coordenação: Jorge Fireman (Semed); Comissão de Turismo, esporte, cultura e lazer, coordenação: Mário Lima (Asal); Comissão de Gestão de Pessoas, coordenação: Danielle Maciel (ABRH); Comissão de Articulação das Instituições, coordenação: Danielle Maciel (ABRH); Comissão de Segurança, coordenador: Jorge Luiz (Idea).

Diversas autoridades e representantes de entidades prestigiaram a solenidade, entre elas o deputado estadual Judson Cabral, o vereador Théo Fortes, a presidente do TRT 19ª Região, Vanda Lustosa, representantes das secretarias de Transporte e Trânsito, Saúde, Esporte e Lazer, da Mulher, Assistência Social e Educação, integrantes e presidentes de diversas entidades de pessoas com deficiência de municípios como Arapiraca, Cajueiro, Maribondo, São Sebastião, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu entre outras.

Após a solenidade de posse, o presidente do Conade se reuniu com as entidades e apresentou as atividades que o conselho nacional tem desenvolvido ao tempo em que fortaleceu o movimento para reestruturar o conselho municipal e estadual das pessoas com deficiência.

O Fórum Alagoas Inclusiva foi criado em dezembro de 2008, quando foi alçando a condição de fórum o saudoso Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho. O grupo, de formação espontânea, é integrado por representantes da sociedade civil organizada, sistema S, empresariado e órgãos públicos.

Nenhum comentário: