quarta-feira, 21 de março de 2012

Escolas municipais são contempladas com o projeto Trem das 10

Foto: Semed




Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a ONG Teteia de Marechal Deodoro está levando o Projeto Trem das 10 às escolas de rede municipal de ensino. Nesta semana, alunos da escola municipal Maria José Clemente, localizada No Bendito Bentes I, receberam a visita da escritora e contadora de história, Marijôse Albuquerque

Na ocasião, cerca de 140 estudantes com idade entre seis e treze anos, do período vespertino da escola, foram contemplados com a apresentação de história “Sapato viajante - caminhos distantes” contada por Marijôse. A ideia, segundo a escritora, é incentivar a leitura na escola e despertar nos alunos o interesse pelos livros.

A diretora da escola, Catarina Cátia Clemente, disse que a realização deste evento contou com a participação ativa dos professores e alunos da escola, bem como dos pais e da comunidade local. “Para nós, é motivo de muito orgulho, realizar este trabalho de incentivo à leitura e valorização da nossa literatura”, afirma.

O projeto prevê a distribuição de 350 caixas de leitura, contendo 10 livros de autores alagoanos para bibliotecas de escolas públicas. Além da doação de acervos, o projeto desenvolve formações com educadores, oficinas culturais e literárias com crianças e adolescentes.

De acordo com a parceria, os autores visitarão escolas de Maceió para encontros com estudantes para contação de histórias e bate-papo sobre a realidade da literatura infanto-juvenil em Alagoas.

Financiado com recursos do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal, o projeto foi vencedor do edital BNB de Cultura 2011 e conta com apoios das secretarias municipais de educação das cidades de Maceió e Marechal Deodoro.

A vice-diretora da unidade de ensino Maria José Clemente, Ednete Rosendo, informou que a escola já vinha trabalhando com incentivo a leitura. “Temos aqui, o projeto Aprendizes da Leitura que visa exatamente buscar com que os alunos aprendam a gostar de ler e essa iniciativa da Semed só veio fortalecer o ideal de nossos objetivos”, disse.

Os livros selecionados para compor as caixas de leitura são de autoria dos escritores Tiago Amaral, Ruth Quintela, Marijôse Albuquerque, Claudia Lins, Socorro Cunha, Leonardo Pimentel, Luciana Fonseca, Simone Cavalcante, Fátima Maia e Ricardo Cabús.

Nenhum comentário: