quinta-feira, 29 de março de 2012

Prazo de conclusão do PDE Interativo termina nesta sexta

foto: Adriana Cirqueira


As escolas da rede municipal tem ate sexta-feira (30) para concluírem e enviarem à Semed, via on line, o Plano de Formação Continuada no PDE Interativo. Gestores e coordenadores pedagógicos de 128 escolas participaram das reuniões de trabalho para orientação técnica a elaboração do Plano de Formação Continuada no PDE Interativo-Mec, sob a coordenação do Comitê de Análise e Aprovação do PDE Escola da Rede Municipal de Ensino de Maceió.


O objetivo do comitê é monitorar a elaboração, execução e avaliação do PDE Escola visando fortalecer a gestão escolar e melhorar a qualidade do ensino. Para o biênio 2012/2013, 30 novas escolas concluíram seus planos de ação na metodologia do PDE Interativo. Com esta nova tecnologia as escolas indicarão os cursos de formação continuada para os professores, conforme interesse e necessidade da escola, que serão atendidos anualmente pelo Programa de Formação Continuada da Semed ou pela Rede de Formação Docente Nacional.


Segundo Francisca Maria da Silva Correia, coordenadora do Comitê, a ferramenta utilizada pelas escolas para realizar o seu planejamento, o PDE Interativo, é um módulo disponível no SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação. “O programa foi desenvolvido com base na metodologia do PDE Escola, e a partir de 2012 substitui a plataforma Paulo Freire. Além disso, ele auxilia na elaboração do planejamento de todas as escolas e não apenas das 30 escolas prioritárias”, informou.


A política de educação de Maceió, no contexto das políticas de educação nacional, tem sido potencializada pela expansão e consolidação do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, que completa 12 anos de atuação na Semed. Implantado em 2009, inicialmente em seis escolas, vem sendo expandida anualmente e hoje, 60 escolas da rede têm conhecimento da metodologia.

Nenhum comentário: