quinta-feira, 22 de março de 2012

Escola realiza palestra para comemorar o Dia Mundial da Água


Foto: Adriana Cirqueira



No Dia Mundial da Água, a escola municipal Lamenha Lins, localizada no Jacintinho, realizou, nesta quinta-feira (22), a culminância de um projeto que mostra a importância da preservação da água para o planeta. A atividade que existe há três anos na escola, é desenvolvida por meio de trabalhos em sala de aula, cartazes, pesquisas e vídeos com o objetivo de conscientizar as crianças, sobre a importância da água para a vida da humanidade.

Com palestras, jogos e distribuição de brindes e folhetos educativos, uma equipe técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou os alunos durante todo o dia no pátio da escola. “A nossa ideia é conscientização sobre a importância da água e sobre a necessidade de diminuir o desperdício desse líquido tão precioso”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Eleusa Maria, a água é um assunto que trabalhamos sempre na sala de aula. “É importante essa iniciativa já que as crianças podem, junto a sua família, trabalhar como multiplicadores da preservação deste liquido como fonte de vida para o planeta”, disse.

O aluno Jadson da Silva, 9 anos de idade, disse que aprendeu muito com o projeto desenvolvido na escola. “A água é utilizada para produzir alimentos, cuidar da higiene pessoal, entre outras coisas importantes na vida. É a substância mais útil que existe no ambiente e precisamos preservá-la o máximo possível para salvar as pessoas no mundo”, afirmou.

O diretor da escola, Genival Medeiros, disse que a ideia do projeto é conscientizar cada vez mais, os alunos sobre a importância da distribuição da água no planeta. “A água é o elemento mais encontrado em nosso planeta, mas somente uma parte muito pequena é potável”, disse. A atividade que aconteceu pela manhã e pela tarde, contou com a participação de professores, funcionários e cerca de 400 crianças de 6 a 13 anos de idade.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Este ano, a Semana da Água escolheu como tema “Água e Segurança Alimentar”, para incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas.


Nenhum comentário: