sexta-feira, 2 de março de 2012

Encerramento do Termo de Cooperação Técnica MEC/PNUD

Foto: Diôgo Brandão

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou nesta quinta-feira (01), em uma cerimônia no auditório do Maceió Mar Hotel, o Termo de Cooperação Técnica entre a Semed, o Ministério da Educação (Mec) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Participaram da cerimônia o Secretário Municipal de Educação Thomaz Beltrão, o secretário adjunto, Marcelo Nascimento e os representantes do Mec, Francisco Chagas e do Pnud, Maria Teresa Amaral Fontes e Liliane Marchiorato. O prefeito de Maceió foi representado pelo secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), Sergio Villela.

Thomas Beltrão agradeceu a presenças dos técnicos do Mec/Pnud que acompanharam de perto, durante os 18 meses de execução do projeto - batizado de Cidade Educar - orientando a elaboração das 17 ações prioritárias, algumas das quais já em execução. Beltrão agradeceu também o apoio recebido da prefeitura municipal. “Sem o comprometimento pessoal do prefeito Cicero Almeida, dificilmente teríamos avançado tanto da educação em Maceió”, afirmou o secretário.

A coordenadora geral do Pnud, Maria Teresa Fontes considera a experiência como inovadora no campo da educação e diz que ela já pode ser considerada um caso de sucesso. “O Mec/Pnud vão envidar os esforços necessários para continuar apoiando a Semed na implantação das propostas constantes na primeira fase do projeto”, afirmou Maria Teresa.

Francisco Chagas, secretário executivo adjunto do Mec, destacou que o propósito de todo o trabalho desenvolvido é a melhoria da educação. “Precisamos garantir que o aluno tenha acesso à escola, permaneça nela e assim aprenda”, frisou Chagas.
Para Liliane Marchiorato, técnica do Pnud, é de fundamental importância a celeridade da aprovação do Cidade Educar pelo legislativo municipal. “Esperamos a sensibilização dos vereadores para a aprovação imediata do projeto e desta forma garantir a sua plena implantação”, explica.

O programa Cidade Educar define ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e pela equipe técnica da Semed visando a superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital.

Foram apresentados vídeos sobre o processo de elaboração do Cidade Educar e sobre a atuação do secretário Thomas Beltrão a frente da pasta da educação. Também houve apresentação da página eletrônica da Semed - em processo de finalização - e da revista institucional Cidade Educar, produtos de comunicação integrantes das ações do Cidade Educar,
Edna Lopes, do Conselho Municipal de Educação (Comed) apresentou a Revista do Comed, uma publicação produzida em parceria com a Semed, que está sendo distribuída em todas as escolas da rede, nos demais conselhos e instituições da sociedade que se relacionem com a educação em Maceió.

O evento, que foi aberto por uma apresentação do grupo de hip hop MZS composto por alunos do ProJovem da escola Deraldo Campos, contou com as presenças de técnicos da Semed, diretores de escolas, membros de conselhos municipais e dos vereadores Teo Fortes e Ricardo Barbosa.

Nenhum comentário: