quarta-feira, 7 de março de 2012

Semed realiza debate sobre a mulher e a diversidade



Foto: Mauro Fabiani



A Diretoria Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) e o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola (Nudise) realizaram na manhã desta quarta-feira (07) um momento de debate e reflexão sobre a Mulher e a Diversidade em suas relações de gênero, trabalho, etnia e deficiências em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Mediadas pela coordenadora do Neder, Rosário de Fátima da Silva, as debatedoras Nancy Helena Rebouças Franco e Clara Suassuna, professoras doutoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da professora mestra Dalva Costa, da Semed e da professora especialista Edna Nobre da Secretaria Estadual de Educação discutiram a condição da mulher e sua luta cotidiana.

O secretario Thomaz Beltrão traçou o panorama das mudanças políticas e econômicas pelas quais passamos e frisou que as mudanças na esfera ideológica são mais lentas e difíceis. “Espaços de discussão como este são essenciais para que essas mudanças possam ocorrer”, analisa o secretário.

O secretário adjunto Marcelo Nascimento reconheceu a relevância das discussões, já que a presença do discurso machista na sociedade cria condições para ocorrências de situações de violência e discriminação.

Para a Profa. Dr. Nancy Helena Rebouças Franco, o debate torna visível a necessidade da inclusão da mulher - principalmente a negra e pobre - e a reflexão dela decorrente em todos os setores da sociedade e especialmente no ambiente escolar, para que se consolide a mudança de visão no cotidiano da escola e assim se promova a consciência social.

Maria Clara Lopes, diretora de Gerenciamento de Ensino (Digen) da Semed destacou a importância da reflexão coletiva para desmistificar o que ainda existe no imaginário popular quando se fala em diferenças de gênero. “Para que possamos realmente fazer da nossa convivência um espaço comunitário precisamos acabar com a desconfiança que cerca o tema”, analisa Clara.

O debate reuniu diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, técnicos da Semed e contou com as presenças de representantes de outras secretarias municipais e estaduais e dos movimentos sociais ligados à temática.



Nenhum comentário: