Foto: Janaína Farias
Com a presença do secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a equipe de coordenação de prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu os gestores de todas as escolas da rede para apresentação de uma cartilha e de um livro de cordel durante o II Seminário de Coordenação de Prestação de Contas.
A cartilha, que vem acompanhada de um livro de cordel sobre o assunto, contém informações de como são executados as ações da coordenação de prestação de contas para que as unidades executoras representativas das escolas públicas municipais possam garantir as transferências de recursos financeiros, sua correta execução e, por fim, a prestação de contas.
O manual de instrução explica que os recursos federais e municipais são transferidos às unidades executoras. Orienta ainda sobre as obrigações legais para obter o recebimento e execução dos recursos e sobre como é feito o trabalho da comissão de prestação de contas, de acordo com cada programa.
Em anexo, a cartilha lista todos os formulários e documentos que são obrigatórios para cada recurso, além de fontes bibliográficas que ajudarão o gestor a melhorar e aumentar os estudos sobre as questões ligadas aos recursos destinados às unidades executoras.
“Esperamos que esta cartilha sirva de conhecimento básico deste ato administrativo, que é a prestação de contas. Neste sentido, esperamos atingir nosso objetivo maior, que é fazer uma gestão compartilhada para o desenvolvimento e envolvimento das unidades executoras com os nossos trabalhos na coordenação de prestação de contas”, afirma o coordenador do setor na Semed, Sérgio Andrade.
O secretário Thomaz Beltrão resumiu a produção do manual e do cordel como uma conquista, e ressalta a importância do material no que se refere às informações precisas sobre transferências de recursos financeiros, bem como sua correta execução e prestação de contas nas unidades escolares, “Essa produção demonstra e reforça nossa atenção e o cuidado que temos com a coisa pública”, enfatiza ele.
O evento contou ainda, com uma explanação da equipe de coordenação de prestação de contas da Semed e exposições dos professores Joaquim Farias e Cícero Péricles que discorreram sobre o assunto. Ao final, foi aberto um debate, em que os gestores puderam tirar todas as suas dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário