quarta-feira, 28 de março de 2012

Semed mostra números satisfatórios durante gestão do prefeito Cícero Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou, nesta quarta-feira, ao coordenador da Comissão do Relatório de Gestão da Prefeitura de Maceió, Arnóbio Cavalcante, seu relatório de gestão, com as ações estruturantes no período de 2005 até dezembro de 2011 e as expectativas para 2012.


Para o responsável técnico da Semed, secretário adjunto, Marcelo Nascimento, o relatório entregue constitui um excelente instrumento de gestão na medida em que sistematiza as principais ações desenvolvidas nesta secretaria, no período de 2005 até 2012, destacando as ações estruturantes que nortearam a gestão do prefeito Cícero Almeida na educação. “Temos a ainda, uma previsão de construir mais 59 novas unidades de creche escola ainda este ano, através do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação”,afirma.

Entre as ações apresentadas destaca a inauguração de 33 creches escolas até dezembro de 2011; o ingresso e nomeação de mais de dois mil novos professores e mais mil servidores administrativos para a rede municipal de ensino; a cooperação técnica MEC/PNUD/SEMED que resultou na reestruturação da própria secretaria municipal de educação com reformulação do organograma, planejamento estratégico, melhorias organizacionais no sistema municipal de educação e valorização dos servidores efetivos.

Marcelo Nascimento destacou ainda, a conclusão e aprovação do Plano Municipal de Educação de Maceió - aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Cícero Almeida, através da Lei n. 6333/12, com vigência de 2011 até 2021. “Tivemos também a implantação de mais de 80 laboratórios de informática na rede e aparelhamento das escolas com aquisição de geladeiras, freezer, bebedouros, mesas, estantes, entre outros”, disse.

Outras ações: aquisição de mais de 20 mil carteiras de alto impacto para escolas e creches, minimizando os gastos com a manutenção desse mobiliário; inauguração do Centro de Inclusão Digital no Conjunto Benedito Bentes que em três meses, alcançou 14 mil alunos de até seis anos de idade e a entrega de 50 mil fardamentos para a pré-escola e para as séries iniciais do ensino fundamental.

Nascimento lembrou ainda que entre as diversas ações estruturantes da Semed, vale destacar o fortalecimento da Gestão Democrática com a realização de eleições para diretores e vice-diretores e a realização da IV Conferência Municipal de Educação.

“Essas e outras ações permitiram que o município de Maceió desse um salto gigantesco nos números do Ideb, atingindo já em 2007, a meta do Governo Federal para o ano de 2009, nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tornando a capital alagoana, à época, o segundo maior índice de crescimento do nordeste”, conclui o secretário adjunto.

Nenhum comentário: