quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alunos da Escola Corintho da Paz promovem tarde de musicalidade

Com o objetivo de sensibilizar e incentivar o gosto dos alunos pela música, a Escola Municipal Corintho da Paz, no Inocoop, promove dois dias de muitas atividades musicais. Na programação, apresentação de grupos de coral e flautistas formado por alunos da própria escola. A atração também ficará por conta do grupo musical da escola Manoel Pedro e da Banda do Corpo de Bombeiro de Alagoas.
Na programação desta quarta-feira (24) traz realização de palestras com o tema “O que é a música” e apresentação de grupo musical da escola. Já na sexta feira(25) à tarde a programação está bem mais diversificada com a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, grupos músicas e outras apresentações envolvendo o coral e a flauta.
De acordo com a vice- diretora da unidade de ensino, Vera Lúcia, a ideia do projeto é despertar e difundir nas crianças e na comunidade escolar o conhecimento de outras artes, mas especificamente a música. “Inserir a música na projeto didático da escola é fundamental, por que a arte contribui para a formação integral do indivíduo”, salienta ela.
Ela conta que essas atividades fazem parte de um projeto muito mais abrangente, Formando Leitores: Eu, valorizando a vida, onde a proposta é estimular o gosto pela leitura e a escrita desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades e competências, bem como cidadania e valores morais.
Nesse mês, antecipado a semana da música prevista para novembro, a vice-diretora explica que o projeto teve como foco a musicalidade. Ainda segundo ela, a música pode ser usada como uma excelente forma de aprendizagem em diversos sentidos, além de favorecer para um ambiente escolar favorável ao conhecimento de valores culturais.
Ela enumera vários outros benefícios tanto na aprendizagem quanto na vida de uma criança. “A música expressa sentimentos e ideias fazendo uso das linguagens musical e artística, podendo também identificar habilidades dos alunos. Nossa maior pretensão é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da música no resgate da autoestima diminuindo os riscos de vulnerabilidade no qual as crianças estão inseridas”, afirma.
Texto de Janaina Farias

Nenhum comentário: