terça-feira, 22 de outubro de 2013

Semed promove palestra sobre transtorno global do desenvolvimento

2210 Transtorno Desenv.Global (MF) (7)


Trabalhar pedagogicamente com a proposta de incluir sem excluir alunos com diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento nas escolas da rede. Essa é a finalidade da palestra que aborda o tema: Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e a atuação do Atendimento Educacional Especializado pelos profissionais das salas de recursos multifuncionais.

O evento está sendo realizado nesta terça-feira (22), no Hotel Ouro Branco, e reúne mais de 100 gestores e educadores de Maceió e 35 municípios circunvizinhos. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Diretoria Geral de Ensino (Digen) e Departamento de Educação Especial. O evento conta com a parceria do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

O objetivo da capacitação é discutir além de práticas pedagógicas, questões relacionadas à inclusão de estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento e Síndrome do Autismo nas escolas da rede regular de ensino. A palestra está sendo ministrada pela psicóloga Silvana Alcântara e tem carga horária de oito horas.
Devido ao aumento de matrículas nos últimos anos, especialmente de estudantes com diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento nas escolas da rede pública, percebeu-se a importância de qualificar e auxiliar os educadores no que tange informações relevantes sobre o assunto.
Para a Diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, a palestra vem proporcionar um amplo diálogo no meio pedagógico, além de instruir e orientar os profissionais de educação a lidar com crianças que apresente esses distúrbios de interações sociais, sendo considerado por ela um ganho impar no atendimento educacional especializado na rede municipal de Educação.
Texto de Janaina Farias e foto de Mauro Fabiani 

Nenhum comentário: