quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia da Alimentação: alunos da Silvestre Péricles revitalizam horta


No dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, crianças da Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal, participaram da revitalização da horta escolar daquela unidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação com o apoio das secretarias de Saúde e de Estado da Agricultura. A retomada da horta visa estimular a melhoria dos hábitos alimentares nas crianças da rede pública e na comunidade. Na oportunidade as crianças colocaram a mão na terra e plantaram variedade de mudas de hortaliças.
O aluno, Davi Antônio de Queiroz, deu sua contribuição na revitalização da horta. Ele aterrou cascas de frutas e verduras para ajudar a fertilizar o solo. “Sabemos que isso é importante, por que além de afastar as moscas, gera limpeza e ajudar a melhorar a qualidade do solo. Em breve vamos colher frutos fresquinhos e aprender muito mais”, diz o estudante do 5º ano.
Cultivar a horta escolar é uma forma de promover benefícios alimentares saudáveis nas crianças de acordo com a professora Eugênia Francisca. “Nosso principal objetivo é a reeducação alimentar. A alimentação diária com furtas, verduras e legumes é fundamental desde cedo, porque evita que as crianças consumam alimentos ricos em gorduras como salgadinho de queijo, balas e outras comidas não saudáveis”, salienta a professora. 
De acordo com as instituições envolvidas, a escola Silvestre Péricles será o carro chefe do projeto. Isso por que a unidade possuí um espaço onde já era cultivada uma horta, mas que se encontrava sem manutenção. “Pretendemos realizar atividades pedagógicas educativas e ambiental nessa horta até dezembro com os alunos dessa escola, a partir de então sentaremos com os órgãos envolvidos para traçarmos novos desafios para 2014, com projeto de novas hortas escolares”, disse a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Ana Carla.
Ela explica que o projeto tem como uma de suas propostas a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Para ela, a educação nutricional já começa com o ato de plantar. Ela inclui ainda como parte fundamental do projeto a capacitação de professores. “A ideia é que se tornem multiplicadores de novos hábitos e receitas. É preciso trabalharmos a parte educativa, por que é a partir dai que tudo tem início. Temos uma lista da alimentação que atende ao cardápio da escola, sendo assim trabalharemos nessa linha, esse procedimento auxiliará também na utilização melhor dos recursos”, disse.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Quintella, disse que tanto a SMS, quanto Semed, e a secretaria de Agricultura vem buscando parceria na tentativa de revigorar esse projeto. “Nossa ideia é levar o conceito de uma alimentação saudável utilizando os produtos da horta na alimentação diária das crianças”, destaca ela, reforçando que a comunidade também receberá orientações acerca de uma dieta saudável. “Nossos agentes comunitários de saúde trabalharão passando instruções necessárias de alimentos seguros e benéficos a saúde”, salienta.
O agrônomo, Sérgio Ramos da secretaria de Agricultura garantiu total apoio ao projeto. “Estamos oferecendo toda assessoria técnica e materiais necessários começar uma horta como sementes, adubos e insumos”, afirmou, segundo ele isso só está sendo possível devido ao recurso vindo do Ministério de Desenvolvimento Social por meio do programa de apoio a agricultura urbana e periurbana.
Texto e foto de Janaina Farias 

Nenhum comentário: