quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Objetos e materias para ensino em braile são expostos na Praça de Conhecimento





Quem esteve na Praça do Conhecimento nesta quinta- feira (31) conheceu um pouco dos recursos e materiais didáticos-pedagógicos destinados ao atendimento educacional especializado em crianças com alguma deficiência.





Entre as peças expostas estão o globo terrestre em braile, maquina de Perkins, reglete e punção todos para escrita em braile, caixa sensorial com diferentes texturas, caderno de pauta ampliada para quem tem baixa visão, dado adaptado para coordenação visomotora, livros, entre outros objetos.




Segundo a técnica do Departamento de Educação Especial, Keila Fragoso, na exposição, professores, alunos e sociedade em geral puderam observar diversos materiais que são utilizados em salas de recursos nas escolas da Rede Pública Municipal .
“Esses materiais expostos são destinados a sala de recurso multifuncionais onde os alunos da Rede tem o atendimento educacional especializado, realizado por um profissional treinado”, afirma Keila.
Segundo ela, o objetivo da exposição é mostrar para a sociedade escolar os recursos adaptado voltado para o trabalho com alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e alta habilidade/superdotação.
Os objetos exposto chamam atenção mesmo das crianças que não tem nenhuma deficiência. Elas fazem perguntas de todos os tipos como fez Larissa Oliveira, aluna da escola Coração de Jesus, achando interessantes os objetos expostos e principalmente o globo terrestre. “Por que esse globo é saliente?” perguntou a menina tocando o objeto. A técnica do departamento de educação especial respondeu que ele foi fabricado em escrita braile, um sistema de leitura que utiliza o tato para cegos.

Texto e fotos de Janaina Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: