sábado, 26 de outubro de 2013

Estação Saber: Uma Bibliloteca Municipal na Bienal





Um espaço móvel de conhecimento e aprendizagem. Assim é a Estação Saber, uma das atrações da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Estação Saber é uma biblioteca volante onde serão desenvolvidas atividades diferenciadas para atrair e incentivar a leitura. Com o objetivo de estimular a leitura nos alunos da rede municipal de ensino, a biblioteca volante fez sua primeira parada na Bienal após uma década parada.



Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a retomada da Estação Saber é um marco para a Educação de Maceió. “Este ônibus foi lançado há 10 anos, quando eu estive na Semed pela primeira vez, e foi abandonado posteriormente. Quando assumimos a pasta, encontramos mais este desafio”, revelou Ana Dayse.
Totalmente equipado e mobiliado, a Estação Saber conta com o acervo da Biblioteca Municipal Carlos Moliterno, situada na sede da Semed. A aquisição dos livros foi feita junto ao Governo Federal e Ministério da Educação, por meio do Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Além de livros, a biblioteca volante conta com sete computadores onde os visitantes poderão usá-los para fazer pesquisas.
“Esta biblioteca além de promover a leitura, será um ambiente de inclusão digital e telecentro onde nossas crianças, jovens e adultos poderão se envolver com a leitura”, comentou a secretária municipal.
Segundo Cristina Rezende Barbosa, coordenadora de Bibliotecas da Semed e à frente da Estação Saber, uma programação especial será disponibilizada na Bienal. “Serão exposições, contação de estórias, trava-língua, presença de personagens infantis como o “Menino Maluquinho”, jogos interativos e distribuição de cartilhas”, antecipou.
Estação Saber – Biblioteca Volante
As próximas paradas da Estação Saber – Biblioteca Volante já estão programadas Além das unidades escolares, a Estação passará a fazer parte do Projeto Bairro Vivo. “Após entregarmos a biblioteca volante para nossa comunidade, ela vai visitar todas as escolas, principalmente aquelas que não têm biblioteca; mas ele também prestará um grande serviço ao programa do Bairro Vivo”, destacou Ana Dayse, secretária municipal de educação.
Será feita um calendário especial para a visitação do ônibus nas escolas. Além desse calendário especial, a biblioteca volante estará presente no Bairro Vivo e em ações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. Durante a Bienal do Livro, a Estação Saber – Biblioteca Volante estará aberta à todos os visitantes da Bienal, das 10 às 22h.

Texto de Adriana Thiara e Erick Nogueira (estagiário) e fotos de Mauro Fabiani/ Ascom Semed

Nenhum comentário: