terça-feira, 15 de outubro de 2013

Educação: Alunos comemoram Dia da Criança com desfile temático


Educação: 

“A influência Africana na Cultura Alagoana”, esse foi o tema do desfile que levou mais de 300 alunos da escola Padre Brandão Lima, do 1º ao 5º ano, desfiliarem pelas ruas do Bom Parto, em comemoração a semana da criança. O desfile traz seis alas, divididas em ícones da cultura africana como a religião, a culinárias, a dança, a música, os símbolos e a arte.

De acordo com a diretora da escola, Jeane Mendonça, o desfile já é uma tradição da escola. Segundo ela, todos os anos é escolhida uma temática para ser trabalhada em sala de aula, esse ano o tema escolhido foi a cultura africana, isso por que a escola desenvolve desde o início do ano o projeto “Alagoas Nossa Terra Nossa Gente” com o apoio do Departamento de Arte e Cultura da Semed.

A influência africana na cultura alagoana, além de atender a lei, fomenta o estudo dentro do espaço escolar. “O nosso trabalho visa além de fazer cumprir a lei que determina a inserção no currículo pedagógico sobre o estudo das diversidades culturais minimiza também os preconceitos acerca da cultura, principalmente a religiosa”, diz a diretora.


A aluna do 5º ano, Osana Evelyn de 11 anos disse está bastante satisfeita por está fazendo parte do desfile. Para ela a mostrar para a comunidade a cultura africana é superimportante por que retrata um pouco da cultura brasileira. “Devemos destacar que a cultura brasileira e a africana tem muito em comum. O estudo nos mostrar que não devemos ter descriminação de raça, pois todos nós somos iguais”, salienta a aluna.
Wlademir Pedro dos Santos, se vestiu de Zumbi e sabe da importância do líder negro na cultura brasileira. “estou de Zumbi, sei que ele foi um guerreiro. Quero mostrar para as pessoas que não conhecem ainda a importância do herói, que é um símbolo da escravidão”, diz o estudante.
Texto e Fotos de Janaína Farias 

Nenhum comentário: