sábado, 26 de outubro de 2013

Começa a VI Bienal do Livro de Alagoas



Na noite dessa sexta-feira, 25, foi dado o start na VI Bienal Internacional do Livro. Pela primeira vez, a Prefeitura de Maceió abraçou o projeto, sendo uma das parceiras da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na realização do evento, que segue até 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Na abertura, que contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, a vice-reitora da instituição, Rachel Rocha de Almeida Barros, a diretora da Edufal, Stela Lameiras, o escritor alagoano José Marques de Melo,  a secretária Municipal de Educação,  Ana Dayse Dorea, que representou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, entre outras autoridades, reforçaram a importância da bienal para a cultura alagoana e a participação da prefeitura para a sua realização.
“Assim que soubemos que a Universidade Federal de Alagoas estava pronta para realizar a Bienal, nos sentamos na Secretaria de Educação e lá tive uma conversa com o prefeito Rui Palmeira. Ele determinou que a Prefeitura seria uma grande parceira”, disse a secretária.
Segundo Ana Dayse, o investimento foi de grande porte, tendo as secretarias de Educação e de Comunicação, esta comandada pelo secertário Clayton Santos, à frente das ações reservadas à Bienal. “Estamos com um espaço, no primeiro andar, nossa Praça do Conhecimento, montada dentro do estande da Prefeitura de Maceió. O espaço tem 180 metros quadrados e foi pensado para receber a família maceioense em um verdadeiro clima de praça. Nele, os visitantes também vão encontrar a Árvore das Palavras e poderão ouvir contação de estórias, palestra, sarau e participar de oficinas de artes e reciclagem, além de assistir às apresentações dos alunos da rede municipal de ensino”, disse.
Além disso, foi resgatado o projeto do ônibus biblioteca, que está aberto à visitação, com um acervo de livros importantes, dispondo de uma biblioteca virtual. A partir da Bienal, ele vai frequentar as nossas escolas, sendo usado, também, durante as edições do Bairro Vivo.
A grande inovação desta edição da Bienal é o Vale Livro, que vai oferecer um crédito no valor de R$25,00, para os professores da rede municipal e de R$10,00 para os alunos da educação infantil. “Durante o tempo que eu fui reitora da Ufal, tentei, ao lado da professora Sheila Maluf, na época diretora da Edufal, conseguir o apoio da Prefeitura para a sua implantação. O que nunca aconteceu. Este ano, com o empenho do prefeito Rui Palmeira, isso se tornou possível. O valor pode parecer pequeno, mas vai ajudar na aquisição de pelo menos um livro”, destacou Ana Dayse.
A atuação da Prefeitura contará com ações das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Comunicação Social (Secom) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
A Bienal
Durante 10 dias, a Bienal terá exposição, comercialização e lançamento de livros. Serão mais de 22 mil títulos das mais diversas áreas de conhecimento. E ainda palestras, cursos, apresentações culturais e encontro com autores nacionais e internacionais. Grandes nomes das letras passarão pelas salas e auditórios do Centro Cultural, a exemplo dos vencedores do Prêmio Jabuti: os alagoanos José Marques de Melo e Audálio Dantas. Para crianças, vêm Bia Bedran e Paula Pimenta. A Bienal é apontada pela organização como o maior evento cultural do estado.
A programação completa e os detalhes do evento estão disponíveis da página oficial da Bienal na internet:edufal.com.br/bienal2013.
Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário: